Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta manhã de segunda-feira (30). O movimento acompanha a queda vista na semana passada, quando os papéis de tecnologia passaram por forte correção após ano de ganhos. As empresas agrupadas no bloco das “Sete Magníficas” marcaram perdas relevantes, com o declínio da Apple deixando mais distante a aproximação da companhia da condição inédita de empresa de US$ 4 trilhões. A queda vista na sexta-feira também frustrou a expectativa da alta sazonal geralmente vista nas últimas cinco sessões de dezembro e nas duas primeiras de janeiro. Estados UnidosHoje, a agenda de indicadores fica esvaziada, com a divulgação apenas de vendas pendentes de moradias. Na semana passada, os índices de Nova York encerraram a semana em queda puxada por ações de empresas de tecnologia. Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-PacíficoOs mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção definida no penúltimo dia de negociação deste ano, após a queda de Wall Street na sexta-feira. O índice Kospi da Coreia do Sul caiu 0,22%, fechando a 2.399,49, enquanto o país enfrenta turbulências políticas e dados industriais desanimadores, entre outras questões. O país testemunhou seu acidente aéreo mais mortal no domingo, que resultou na morte de 179 pessoas, quando um avião da Jeju Air colidiu com uma parede no Aeroporto Internacional de Muan. O presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, ordenou uma inspeção de segurança urgente do sistema operacional das companhias aéreas do país. As ações da Jeju Air atingiram um mínimo histórico na segunda-feira, de acordo com dados da FactSet, fechando com queda de 8,65%. As ações de outras companhias aéreas coreanas foram voláteis. A Korean Air caiu 3%, enquanto as companhias aéreas de baixo custo T’way Air e Jin Air caíram 3,23% e 2,83%, respectivamente. A Air Busan subiu mais de 3,14%. O índice Nikkei 225 do Japão caiu 0,96%, fechando a 39.894,54, enquanto o Topix caiu 0,60%, encerrando a 2.784,92. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro do Japão, elaborado pelo au Jibun Bank, subiu para 49,6 em dezembro, ligeiramente acima da leitura de novembro, que foi de 49,0, marcando a contração mais suave em três meses. Ainda assim, o número indica contração.
EuropaOs índices europeus iniciaram a sessão em território negativo na segunda-feira, em que será a último pregão de negociação completa do ano na região. O índice pan-europeu Stoxx 600 caia durante a manhã, com todos os setores e principais bolsas em território negativo, desde a abertura da sessão. As ações dos setores industrial, de mídia e de tecnologia lideraram as perdas.
CommoditiesOs preços do petróleo caem nesta segunda-feira, à espera de mais dados econômicos da China e dos EUA para avaliar o crescimento da economia dos países. Na semana passada, os preços da commodity foram apoiados tanto pela redução dos estoques de petróleo bruto nos EUA quanto pelo otimismo com o cenário econômico da China. As cotações do minério de ferro na China se recuperam nesta segunda-feira, impulsionados por fatores como a melhoria nas margens de aço, queda nos estoques dos portos e expectativa de estímulos na China.
Bitcoin
(Com Reuters) |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *