![]() Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta quinta-feira (17), após tombo da véspera, impulsionados por sinais de progresso nas negociações comerciais entre EUA e Japão, o que alimentou esperanças de alívio tarifário. A recuperação ocorre após uma forte liquidação motivada por preocupações com as consequências econômicas das políticas comerciais do presidente Trump. As ações ampliaram sua queda na quarta-feira, depois que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), alertou que as tensões comerciais poderiam impactar as metas de inflação e emprego do Fed. A liquidação em Wall Street também foi desencadeada pela queda de 6,9% nas ações da Nvidia, queridinha da inteligência artificial. Estados UnidosNesta quinta, o foco de Wall Street será o balanço da Netflix (NFLX34) , cuja divulgação está prevista para depois do fechamento do mercado. A expectativa é que a plataforma registre um lucro de US$ 2,48 bilhões, ou US$ 5,67 por ação, segundo a média das projeções de analistas consultados pela FactSet. Já o Fed da Filadélfia divulga a Pesquisa de Perspectivas de Negócios de Manufatura para abril. Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-PacíficoOs mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta nesta quinta, contrariando a tendência de queda em Wall Street, que recuou acentuadamente após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, alertar que as persistentes tensões comerciais podem dificultar os esforços do banco central para controlar a inflação e impulsionar o crescimento econômico. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) superou as expectativas de lucro para o primeiro trimestre, impulsionada pela crescente demanda por chips de inteligência artificial. O lucro líquido da TSMC registrou um aumento de 60,3% em relação ao ano anterior, atingindo NT$ 361,56 bilhões. Já a receita líquida no trimestre de março avançou 41,6% em comparação com o mesmo período de 2024, somando NT$ 839,25 bilhões.
EuropaOs mercados europeus operam em baixa, enquanto os investidores aguardam a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). A expectativa é de que o BCE reduza as taxas de juros pela terceira vez neste ano, em meio a crescentes preocupações com as perspectivas de crescimento econômico na zona do euro. O cenário é marcado por incertezas relacionadas ao comércio global e às tarifas. Um corte de 0,25 ponto percentual levaria a taxa básica de depósito — a principal referência do BCE — para 2,25%.
CommoditiesOs preços do petróleo sobem diante da expectativa de uma oferta mais limitada, após Washington impor novas sanções visando restringir o comércio de petróleo iraniano. Além disso, alguns países da OPEP prometeram novos cortes na produção para compensar volumes recentemente acima das cotas estabelecidas. As cotações do minério de ferro na China fecharam com leve alta, uma vez que a dinâmica favorável de oferta e demanda no curto prazo contrariou as intensas tensões comerciais entre EUA e China.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg) |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *