Pela primeira vez, o InfoMoney reconhece no Elite Infomoney 2024 o seleto grupo de empresas brasileiras de capital aberto que mais crescem em receita, retorno ao acionista e reconhecimento de marca. O resultado reflete a análise horizontal de um conjunto de indicadores financeiros e de marca que mensuram a performance e a consistência dos resultados das companhias brasileiras – tanto as listadas na B3 quanto aquelas que possuem ações negociadas nas bolsas dos Estados Unidos. A metodologia foi desenvolvida pelo InfoMoney e pela Elos Ayta Consultoria, fundada por Einar Rivero. Foram utilizados dados financeiros – referentes aos exercícios de 2021, 2022 e 2023 – coletados na plataforma Economatica, e também informações cedidas pela TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor referente aos anos de 2022, 2023 e 2024. As 88 empresas que compõem a lista final são as que apresentaram crescimento mais consistente nos seis indicadores financeiros e de marca considerados, que foram: ReceitaFoi avaliado o crescimento da Receita Líquida Operacional no caso das indústrias; da Receita de Intermediação Financeira no caso dos bancos; e da Receita com Prêmios no caso das seguradoras. Os números foram ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em valores de dezembro de 2023. Margem LíquidaFoi avaliado o crescimento da margem líquida, ou seja, da relação entre o lucro líquido e a receita das empresas nos três anos considerados. Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE)Foi avaliado o crescimento do ROE no período, indicador que mede a capacidade das empresas gerarem lucro a partir do seu próprio capital – ou seja, do capital investido pelos acionistas ou proprietários. Dividendo x Patrimônio Líquido (PL)As empresas receberam pontos se houve distribuição de dividendos pelas empresas nos anos de 2021, 2022 e 2023, em valores comparados com o PL, métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado. Prêmio x IbovespaAs empresas receberam pontos quando o desempenho das suas ações foi superior em comparação ao do Ibovespa nos três anos considerados. Valor de marcaFoi avaliada a presença das marcas das empresas nas edições de 2022, 2023 e 2024 do estudo TOP 50 Marcas Mais Valiosas do Brasil, conduzido pela TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor, bem como o crescimento do valor das marcas no período. Critérios de exclusãoFicaram fora do Elite InfoMoney 2024 as empresas que apresentaram:
PontuaçãoAs empresas receberam pontos para cada premissa classificatória referente aos dados financeiros, com uma pontuação máxima de até 16 pontos. O critério de marca pode adicionar mais sete pontos à contagem, totalizando 23. A seguir, detalhamos os critérios:
Crescimento de receita 2021 x 2022: ganha 1 ponto
Crescimento de Margem líquida 2021 x 2022: ganha 1 ponto
Crescimento de ROE 2021 x 2022: ganha 1 ponto
Se maior que zero em 2021: ganha 1 ponto
Se maior que zero em 2021: ganha 1 ponto
Presente no ranking de 2022: ganha 1 ponto |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *