IMG-LOGO
Geral

Elon Musk defende saída dos EUA da Otan e da ONU em meio a tensões geopolíticas

- 02/03/2025 9 Visualizações 9 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O empresário Elon Musk afirmou, no sábado (1º), ser favorável à saída dos Estados Unidos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da ONU (Organização das Nações Unidas). Em publicação no X (antigo Twitter), Musk compartilhou uma postagem do usuário @GuntherEagleman que sugeria o rompimento com ambas as entidades e comentou: “Eu concordo”.

image 2

Musk é um dos principais aliados do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), que já questionou publicamente o papel da Otan e tem pressionado os países membros a aumentarem os gastos com defesa. Além disso, o empresário está à frente do recém-criado Doge (Departamento de Eficiência Governamental), um órgão voltado para cortes de gastos federais, e tem promovido o desmantelamento de diversas agências governamentais.

Leia também
image 3

Trump ordena nova investigação tarifária que pode afetar o Brasil

Em sua terceira nova investigação tarifária em uma semana, Trump pediu investigação de segurança nacional sobre as importações de madeira serrada dos EUA

image 4

Europa tem decisões difíceis à frente após bate-boca entre Trump e Zelensky

Os líderes europeus têm trabalhado em maneiras de apoiar a Ucrânia. O desentendimento entre o presidente Trump e o presidente da Ucrânia tornou esses objetivos mais urgentes

A declaração de Musk ocorre no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reuniu 14 líderes europeus e o premiê canadense em Londres para discutir o futuro da defesa da Europa, com foco no apoio à Ucrânia.

O posicionamento do bilionário também surge em meio a tensões dentro da Otan. No sábado (1º), a alta representante europeia para a diplomacia e segurança, Kaja Kallas, afirmou que “o Ocidente precisa de um novo líder”, em resposta a um desentendimento entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ocorrido na sexta-feira (28), no Salão Oval.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *