Escolher assento no avião e reservar restaurantes pelo WhatsApp? Veja como funciona o Flows
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20/09/2023
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Nesta quarta-feira (20), o WhatsApp anunciou o Flows, novo recurso para monetizar o app e ser utilizado entre pessoas e empresas no aplicativo.
A funcionalidade oferecerá às empresas que utilizam o WhatsApp Business a capacidade de criar ofertas personalizadas para seus clientes dentro do app de mensagens, como a possibilidade de fazer check-in e escolher um assento em um avião, marcar compromissos médicos, reservar mesas em restaurantes ou adquirir produtos e serviços — tudo sem precisar visitar um site ou mudar para outro aplicativo.
Para isso, as empresas poderão ativar interfaces específicas desses serviços e/ou produtos dentro do app. O recurso Flows será liberado para empresas de todos os setores, como bancos, serviços de entrega de comida, marcas de comércio eletrônico e companhias aéreas.
“Negócios pelo aplicativo é uma prioridade da Meta. Esse novo recurso faz parte de uma série de investimentos em experiências conversacionais no WhatsApp, combinando os aspectos de conexão humana com a escala e a conveniência que a tecnologia possibilita”, afirma Nikila Srinivasan, vice-presidente de business messaging na Meta.
A novidade foi anunciada no Meta Conversations 2023, realizado em Mumbai, na Índia, nesta quarta. O país, assim como o Brasil, é um dos maiores mercados do WhatsApp e funciona como uma espécie de laboratório de testes para novidades.
(Reprodução/WhatsApp)
Como vai funcionar?
O Flows promete simplificar a tomada de decisão do usuário ao apresentar escolhas claras e diretas em telas dentro do aplicativo.
Quem planeja uma viagem, por exemplo, conseguirá, sem sair da conversa com a companhia aérea, ver o layout da aeronave e selecionar o assento que melhor atenda às suas necessidades (foto acima) — uma atividade que costumava levar minutos, poderá ser concluída em segundos.
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“Em nossos primeiros testes, ouvimos de empresas de vários setores como esse recurso será uma virada de jogo para seus negócios e permitirá que elas façam mais com seus clientes sem precisar sair de uma conversa no WhatsApp, onde as pessoas e empresas fazem negócios”, destaca Srinivasan, da Meta.
Testes no Brasil
Por enquanto, o recurso está sendo testado por parceiros selecionados e em breve deve ser expandido para mais empresas.
Entre as empresas brasileiras que estão desenvolvendo novos casos de uso baseados no Flows estão:
Banco PAN: o banco está aplicando o recurso em testes nas contratações de produtos de crédito.
Segundo o WhatsApp, a ferramenta, presente na etapa de oferta, proporcionou maior agilidade e conversão na contratação. “Como próximos passos, o cliente terá acesso a uma visualização simplificada de itens no carrinho de compras, podendo alterar as opções com apenas um toque”, diz o comunicado do app de mensagens.
Consórcio Magalu: o consórcio do Magazine Luiza está testando agendamento de horários para o cliente conversar com um especialista em consórcio, com o objetivo de possibilitar uma consultoria especializada via mensagem, ligação ou videochamada.
“Para quem já possui consórcio, o cliente poderá fazer o login e gerenciar todo o seu plano como boletos e ofertas de lances de forma segura e autenticada, tudo sem sair da conversa do WhatsApp. Por enquanto, essa funcionalidade do Consórcio Magalu está disponível para celulares que têm o sistema operacional Android”, explica o WhatsApp em nota.
Veja outro exemplo:
(Reprodução/WhatsApp)
Selo de verificação
Outra novidade anunciada nesta quarta (20) foi que o selo de verificação “Meta Verified” será expandido para negócios no Instagram, Facebook e WhatsApp.
Hoje, apenas algumas empresas possuem o selo. Os testes no Facebook e Instagram iniciarão nas próximas semanas em mercados selecionados.
Testes no WhatsApp começarão nos próximos meses, inicialmente para pequenas empresas e, no futuro, também para grandes empresas.