Bloomberg — A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk superou a gigante francesa do luxo LVMH nesta sexta-feira (1º) para se tornar a empresa mais valiosa da Europa, impulsionada pelo sucesso na demanda por seus medicamentos de combate à obesidade. As ações da Novo subiram 2,1% em Copenhague na sexta, elevando sua capitalização de mercado para o equivalente a quase US$ 425 bilhões. A LVMH caiu 0,8% em Paris, avaliando a empresa em cerca de US$ 420 bilhões. Foi apenas neste ano que o conglomerado de luxo francês tornou-se a primeira empresa europeia com valor de mercado superior a US$ 500 bilhões, apenas para as ações recuarem desde então. O sucesso dos medicamentos injetáveis Wegovy e Ozempic da Novo desencadeou uma espécie de corrida do ouro na indústria farmacêutica, e alguns analistas preveem que esses tratamentos poderiam se tornar alguns dos medicamentos mais vendidos da história. Cerca de 40 empresas estão competindo com a Novo por uma fatia do mercado, lideradas pela Eli Lilly & Co., que espera obter a aprovação nos EUA ainda este ano para usar seu medicamento para diabetes Mounjaro no tratamento da obesidade. Por trás do rápido surgimento dos medicamentos da Novo está o agonista do GLP-1, uma molécula inicialmente identificada para ajudar pessoas com diabetes a regular seus níveis de açúcar no sangue, mas cujos efeitos de supressão do apetite foram rapidamente descobertos para também ajudar na perda de peso. Oferta Exclusiva CDB 230% do CDI Invista no CDB 230% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney Os medicamentos se tornaram tão populares que reguladores em todo o mundo levantaram preocupações de que o Ozempic pode não chegar aos diabéticos que dependem da injeção. Devido a isso, os medicamentos GLP-1 podem se tornar vítimas do próprio sucesso. Em 23 de agosto, reguladores na Dinamarca, terra natal da Novo Nordisk, propuseram limites para os subsídios para tratamentos com GLP-1. As ações da Novo mais do que quadruplicaram desde o final de 2018, ultrapassando outros gigantes europeus como a Nestlé, bem como os concorrentes farmacêuticos Roche e Novartis. O impulso mais recente veio em agosto, quando um estudo histórico mostrou que o Wegovy reduz o risco de doenças cardíacas em um quinto. O estudo pode ampliar ainda mais o acesso, ajudando a Novo nas negociações de reembolso com seguradoras que de outra forma poderiam resistir ao custo do Wegovy. Com a expectativa de que o mercado global de tratamentos para obesidade exploda na próxima década, a Novo e a Eli Lilly foram apontadas em julho pelos analistas do Citigroup como as empresas que dominarão o que eles descreveram como um “duopólio estrutural”. No entanto, nem tudo são rosas. A Novo também disse que o fornecimento de Wegovy continuará restrito nos EUA, já que a empresa enfrenta dificuldades para expandir a produção. Em 23 de agosto, a Reuters noticiou que a Novo contratou a empresa Thermo Fisher Scientific Inc., sediada nos EUA, como seu segundo fabricante contratado do medicamento. Na sexta-feira, o CEO da Novo, Lars Fruergaard Jorgensen, disse à Bloomberg TV que sua empresa está “basicamente vendendo tudo o que pode produzir e, no que diz respeito à fabricação, estamos aumentando significativamente conforme falamos”.
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