Isso significa que ela é a cidade com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade no Brasil.
Associando o indicador ao bem-estar social, o ranking enxerga que um município competitivo ?é aquele que atende o cidadão da melhor forma possível?, possibilitando a ?melhor qualidade de vida?.
Quando esse levantamento começou a ser feito, lá em 2020, Florianópolis estava em quarto lugar. Depois disso, a cada ano, a cidade subiu uma posição, até alcançar a liderança em 2023.
Com mais de 500 mil habitantes, a capital de Santa Catarina teve uma boa avaliação nas áreas de saúde, segurança e capital humano. Além disso, a coleta de resíduos e abastecimento de água tiveram nota máxima na cidade.
O que mudou nos últimos 3 anos?
O município já seguia um padrão na maioria dos índices, mas o destaque foi o capital humano, que subiu 42 posições desde que o ranking começou a ser feito.
Nessa área, é analisada a qualificação dos trabalhadores em empregos formais e as taxas de matrícula em ensino superior, técnico e profissionalizante.
?? Completando o TOP 10, estão as cidades de São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Curitiba (PR), Campinas (SP), Vitória (ES), Santana de Parnaíba (SP) e Santos (SP).