Concórdia – Uma intensa e prolongada onda de frio deve atingir a Região Sul do Brasil nos próximos dias, com previsão de temperaturas extremamente baixas, sensação térmica congelante e possibilidade de neve e geada generalizada.
A informação é do portal Metsul Meteorologia.
Duas potentes massas de ar polar avançam sobre o país, sendo que a primeira delas chega com mais força já no início desta semana. Esta incursão de ar polar será, até o momento, a mais intensa do ano.
Na segunda-feira, 23, a combinação do frio com ventos fortes deve gerar sensação térmica entre -5°C e -10°C, especialmente nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul de Santa Catarina.
O centro da massa polar deve atuar sobre os estados do RS, SC e PR entre terça e quarta-feira, dias 24 e 25, provocando mínimas abaixo dos 5°C em grande parte da região. Diversos municípios poderão registrar temperaturas próximas ou até mesmo abaixo de 0°C, com destaque para o Planalto Sul Catarinense, onde os termômetros podem marcar entre -5°C e -8°C.
Há chance de neve?
Modelos meteorológicos indicam possibilidade de precipitação ? como neve e chuva congelada ? especialmente para áreas do sul do RS, Campos de Cima da Serra, Norte Gaúcho, Planalto Sul e Meio-Oeste de SC, e Planalto de Palmas, no PR, entre o final de segunda-feira e o início de terça.
Não se descarta a ocorrência de precipitação invernal em outras localidades da região.
|