IMG-LOGO
Geral

Fundadores “brigões” do fundo Two Sigma renunciam; novos CEOs assumem

- 28/08/2024 3 Visualizações 3 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Os bilionários fundadores da Two Sigma Investments — John Overdeck e David Siegel — estão se afastando da gestão diária após anos de desavenças, passando o controle para dois novos co-CEOs.

Eles permanecerão como co-presidentes e irão aconselhar o fundo de US$ 60 bilhões em investimentos quantitativos e tecnologia, com suas participações acionárias permanecendo inalteradas, de acordo com uma carta aos investidores divulgada nesta quarta-feira (28) e vista pela Bloomberg. O diretor de negócios Carter Lyons, veterano de 13 anos da empresa, e o ex-conselheiro geral da Lazard, Scott Hoffman, assumirão como co-CEOs em 30 de setembro.

A relação entre Overdeck e Siegel se tornou tão tensa que a Two Sigma identificou a rixa como um risco material em um registro regulatório de março de 2023 — uma medida incomum para qualquer hedge fund, ainda mais para um tão secreto quanto a Two Sigma. A maior reestruturação de gestão da empresa em seus 23 anos de história visa promover uma colaboração melhorada entre seus líderes mais seniores.

“No último um ano e meio, nós e nossa equipe de gestão sênior dedicamos esforços significativos para garantir o sucesso e a estabilidade de longo prazo da Two Sigma”, escreveram Overdeck, 54, e Siegel, 63, na carta. “Ao longo desse processo, nossos próprios papéis foram uma consideração central.”

Os cofundadores, pioneiros em investimentos quantitativos que transformaram a Two Sigma em um dos maiores hedge funds do mundo, continuarão a ser os dois principais investidores da empresa e a guiar sua estratégia.

“Hoje, estamos confiantes de que recuar de nossas funções de gestão diária é a decisão certa neste momento”, escreveram.

Os ativos da empresa estão distribuídos entre duas entidades — Two Sigma Investments e Two Sigma Advisers. Overdeck se afastará do cargo de diretor de investimentos da primeira, sendo sucedido por Ali-Milan Nekmouche. Geoff Duncombe continuará como CIO da Advisers.

Overdeck e Siegel se conheceram na D.E. Shaw na década de 1990, mas se distanciaram, discordando sobre uma série de questões relacionadas às operações da Two Sigma — incluindo planejamento organizacional e de sucessão, definição de papéis e responsabilidades para executivos de alto nível, e a estrutura de design e gestão da empresa, conforme o registro do ano passado.

Tensões já estavam afetando a capacidade dos funcionários de implementar plenamente iniciativas-chave de pesquisa, engenharia ou negócios, de acordo com o registro.

Siegel e Overdeck, um matemático que trabalhou para Jeff Bezos nos primeiros dias da Amazon, controlam praticamente todo o capital da Two Sigma, com Overdeck possuindo ligeiramente mais, segundo o Wall Street Journal no ano passado. Cada um deles tem um patrimônio líquido de cerca de US$ 6,2 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.

O Absolute Return Enhanced Fund da Two Sigma ganhou 10,6% no primeiro semestre do ano, enquanto seu fundo principal, o Spectrum Fund, subiu 6,1%.

© 2024 Bloomberg L.P.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *