IMG-LOGO
Segurança

GAECO deflagra Operação em Concórdia e Arabutã em ação contra fraudes em licitações públicas

- 25/06/2025 34 Visualizações 34 Pessoas viram 0 Comentários

Concórdia – Na manhã desta quarta-feira (25), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) realizou uma nova operação chamada ?Fictus?, como parte de uma investigação do Ministério Público de Santa Catarina, que apura supostas fraudes em contratos públicos.

A ação foi feita com apoio da 4ª Promotoria de Justiça de Concórdia, e faz parte do desdobramento da Operação ?Patris Dolus?, iniciada em 2024. Nesta nova etapa, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nas cidades de Concórdia e Arabutã.

De acordo com o Ministério Público, os contratos investigados aparentavam estar dentro da lei, com todas as etapas normais de uma licitação, mas, na prática, teriam sido combinados entre os envolvidos para beneficiar empresas específicas. Isso teria escondido a falta de concorrência de verdade, ferindo princípios como igualdade, legalidade e moralidade.

Durante as buscas, os agentes apreenderam uma arma de calibre restrito e munições.

Relembre a Operação Patris Dolus

A primeira fase da Operação Patris Dolus aconteceu em setembro de 2024, quando quatro mandados de busca foram cumpridos em Concórdia. Na ocasião, foi identificado o envolvimento de um funcionário público que teria atuado em conjunto com empresários para fraudar uma licitação.

Com o avanço das investigações, uma segunda fase foi aberta para apurar a participação de mais servidores públicos, suspeitos de envolvimento em corrupção, falsidade ideológica e favorecimento indevido em processos licitatórios.

As investigações continuam, e os materiais apreendidos agora serão analisados pelo Ministério Público e pelas equipes do GAECO.

image 1 image 2

image 3 image 4




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *