IMG-LOGO
Economia

GM interrompe o financiamento do desenvolvimento de robotáxis pela unidade Cruise

- 10/12/2024 7 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A Cruise, unidade de carros autônomos da General Motors, vai sair do negócio de robotáxis, em um recuo num mercado que se mostrou caro e cheio de armadilhas para a montadora.

As equipes técnicas da Cruise e da GM serão combinadas em um único esforço focado no desenvolvimento de tecnologia autônoma para oferecer em futuros modelos vendidos pela GM, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira (10).

A GM afirmou que não irá mais financiar o desenvolvimento de robotáxis “dada a considerável quantidade de tempo e recursos necessários para escalar o negócio, juntamente com um mercado de robotáxis cada vez mais competitivo.”

Esse é um grande retrocesso para a GM e a Cruise, que sobreviveram a uma reestruturação entre as empresas de condução autônoma e reiniciaram as operações após um de seus carros atropelar um pedestre no ano passado.

A decisão tem implicações significativas para a GM. A CEO Mary Barra queria transformar a montadora em uma empresa de tecnologia de transporte e dobrar a receita da GM até 2030, em parte gerando US$ 50 bilhões (R$ 302 bilhões) com a Cruise. Sem um negócio de robotáxis para trazer receitas, esse objetivo parece distante.

A GM está recuando justamente quando a Waymo, da Alphabet (GOOGL), se expande para mais cidades e a Tesla (TSLA34) planeja iniciar seu negócio de robotáxis em 2026. O CEO da Tesla, Elon Musk, é agora uma das vozes mais influentes nos círculos do presidente eleito Donald Trump e tem pressionado por uma estrutura federal para carros autônomos.

Encerrar o impulso dos robotáxis aproxima a GM de seu negócio principal. A empresa irá desenvolver a tecnologia para aprimorar seu negócio central de fabricação de veículos, abandonando os sonhos de mobilidade como serviço.

A Cruise havia retomado a operação de carros com motoristas de segurança em Dallas e Houston e planejava testar veículos na Califórnia.

As ações da GM subiram 1,5% às 16h06, após o fechamento regular do mercado em Nova York.

© 2024 Bloomberg L.P.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *