Google contrata Temer para mediar regulação de BIG TECHs
-
03/07/2023
25 Visualizações
25 Pessoas viram
0 Comentários
Quando o mundo TECH abraça a política. O ex-presidente Michel Temer foi contratado pelo Google para ajudar na negociação do PL 2630, que visa impedir a disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
Segundo Temer, ele está atuando há cerca de 3 semanas com mediação junto a parlamentares.
A assessoria do Google disse que, assim como outras empresas e entidades, eles contratam agências e consultores especializados para ajudar no diálogo com o poder público.
Discutindo pontos do chamado PL das fake news, Temer apresentou as visões da BIG TECH sobre a legislação, focando nas medidas que aumentariam a responsabilização das plataformas sobre conteúdo publicado por terceiros.
Relembrando? ?
Hoje, o que vale é o Marco Civil da Internet, que só responsabiliza as plataformas depois de uma ordem da Justiça. Com o PL, bastaria uma notificação extrajudicial para elas serem punidas por conteúdo ilegal.
O ministro Alexandre de Moraes, indicado por Temer ao STF, é um dos maiores defensores do projeto, afirmando que a regulamentação é necessária para impedir a disseminação de informações falsas.
Por outro lado, as empresas de tecnologia defendem que a linha entre evitar fake news e censurar é muito tênue, questionando quem teria o poder de determinar o que é e o que não é falso.
Looking forward: A votação do projeto foi adiada em abril porque o presidente da Câmara, Arthur Lira, calculou que não teria votos de apoio suficientes. O estagiário ainda vai ter que escrever muito sobre o assunto. risos.