Estado – O governador Jorginho Mello lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, o Estrada Boa Rural, nova etapa do programa estadual de infraestrutura voltada para o interior de Santa Catarina. A iniciativa prevê a pavimentação de 2.500 quilômetros de estradas rurais, beneficiando todos os 295 municípios catarinenses com um investimento total de R$ 2,5 bilhões.
O evento contou com a presença de 202 prefeitos de diversas regiões do estado. ?Eu fiz questão de lançar aqui em Joaçaba porque é no interior que estão muitas empresas e propriedades rurais que hoje faturam mais que pequenas empresas das cidades. Este programa é para transformar a realidade dessas regiões?, afirmou o governador.
A proposta é mais que dobrar a extensão atual de vias municipais pavimentadas, que hoje soma cerca de 2.000 km. Com o novo programa, esse número saltará para 4.500 km, um aumento de 126%. Considerando toda a malha rodoviária do estado ? incluindo rodovias estaduais (5.158 km), federais (2.300 km) e municipais ? o acréscimo representará um crescimento de 26% nas estradas asfaltadas em Santa Catarina.
Estrutura de investimento e participação dos municípios
O Estrada Boa Rural será executado por meio de uma parceria entre o governo estadual e os municípios. O valor de R$ 2,5 bilhões será dividido da seguinte forma:
- R$ 1,25 bilhão repassado diretamente aos municípios por meio de convênios simplificados;
- R$ 1,25 bilhão disponível para financiamento nas agências BRDE e BADESC, com juros e correções pagos pelo Estado.
A contrapartida mínima exigida dos municípios será igual ao valor repassado pelo Estado, podendo ser feita com recursos próprios, financiamento ou serviços mensuráveis.
Cada município poderá apresentar dois projetos: um para execução em 2025 e outro em 2026. Os critérios para seleção dos trechos incluem impacto econômico-social, conexão com vias já pavimentadas, atendimento a empresas ou cooperativas e acesso direto a propriedades rurais.
Padrão técnico e impacto esperado
As estradas terão padrão técnico de alta qualidade, com pistas de sete metros de largura (duas faixas de três metros e acostamentos de meio metro), ao custo médio de R$ 1 milhão por quilômetro. Será utilizado asfalto com emulsão ambientalmente sustentável.
O governo pretende medir os seguintes impactos sociais e econômicos:
- Aumento da produção agrícola e da renda média das famílias rurais;
- Redução de acidentes e do tempo de deslocamento;
- Melhoria no acesso a serviços essenciais como saúde e educação;
- Fortalecimento da cadeia agroindustrial e das economias locais.
?Estruturamos um programa ambicioso, mas acessível. Vamos conectar comunidades, apoiar empresas e melhorar a vida no campo?, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Já o secretário adjunto Ricardo Grando destacou a agilidade no atendimento aos municípios: ?Os prefeitos terão acesso a um manual, site e canais diretos como e-mail e WhatsApp para facilitar o envio de projetos e dar celeridade às liberações?.
O Estrada Boa Rural representa um passo estratégico para uma Santa Catarina mais integrada, competitiva e próspera.
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