A MoveEdu, uma holding de educação fundada por Rogério Gabriel, deve faturar mais de R$ 650 milhões em 2024. Mas a história do empreendedor, nascido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, começou bem antes disso e passou por muitos obstáculos – um deles, inclusive, o levou à falência. Rogério nasceu em uma família de empreendedores. “Meu avô saiu do campo para empreender e meu pai também é empreendedor. Então ouvi isso a minha infância inteira e fui bastante influenciado”, diz Rogério Gabriel em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. Mas, pelo bem da relação com a família, quando decidiu empreender também, Rogério preferiu seguir um caminho novo. Leia também: De funeral a cápsula em gel: perto do primeiro bi, Unifor faz (e verticaliza) de tudo Depois de estudar sobre ciências da computação, o executivo foi trabalhar em uma esmagadora de sucos de laranja para fazer a informatização da companhia. E, de lá, teve a inspiração de criar uma empresa para atuar neste ramo. Nascia, em 1990, a Precisão Informática. “Com o foco de levar a informatização para as empresas e, principalmente, no agronegócio – um setor que eu já conhecia”, diz. Lá começou seu primeiro aprendizado: é importante chegar antes em um setor, mas não muito antes. “Em 1990, o agronegócio ainda não tinha passado pela profissionalização. Consegui alguns clientes mas era muito difícil vencer essa primeira barreira”, lembra. A primeira mudança de rumo do negócio foi migrar para venda de computadores. “O mercado era fechado. Havia duas marcas de computadores – ambas muito caras. Com a abertura, começamos a importar computadores”, afirma. A empresa chegou a ter 10 lojas megastores no Brasil. “Era um local para os clientes testarem os produtos”, diz. Mudança de focoA empresa tinha um tamanho médio quando dois fatores mudaram: o produto virou commodity e surgiram os grandes sites de comércio eletrônico. “Para continuar no jogo, a gente teria que crescer bastante e ganhar no volume. Mas, em 1997, não havia capital de risco no Brasil”, afirma. A empresa foi administrando seu fluxo de caixa, mas as contas não fechavam. A solução foi criar um negócio paralelo, de treinar os micro e pequenos empresários. Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo publicado na última sexta-feira (13) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music. Sobre o Do Zero ao TopoO podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio. O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link. Livros indicadosGarra: O poder da paixão e da perseverança |
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