IMG-LOGO
Comunidade

Hidrelétricas da região terão sistema sonoro para alertar sobre emergências nas Usinas

- 13/06/2023 21 Visualizações 21 Pessoas viram 0 Comentários

Região – Os Consórcios Itá, Machadinho e a ENGIE Brasil Energia, sócia e operadora das Usinas, iniciam a segunda etapa das ações de consolidação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, em parceria com as Defesas Civis municipais. As instalações iniciam na região da Usina Hidrelétrica Itá, a partir de hoje, 12 de junho.

Essa é a segunda fase das ações preventivas, sendo que a primeira ocorreu em 2022 e envolveu o cadastramento social de todos os moradores a jusante da Usina. Agora, serão instaladas placas de sinalização para indicação das rotas de fuga e pontos de encontro, além de sistema de alarme sonoro, que visa promover a prevenção, a preparação e o gerenciamento eficiente de riscos e eventualidades comuns a cheias naturais e eventos adversos, garantindo assim a segurança e o bem-estar da população local.

O sistema sonoro será acionado em diversas situações, como testes simulados e em casos de cheias graves e alagamentos. Também serão colocadas placas de sinalização, indicando aos moradores quais são as rotas de fuga e os locais seguros para se abrigar em caso de emergência.

Os mesmos sistemas serão instalados na região da Usina Machadinho a partir de 27 de julho, as ações serão executadas em áreas próximas as dependências das Usinas, em trechos rurais, com distância de até 10km da barragem, nos munícipios de Aratiba/RS, Barra do Rio Azul/RS, Marcelino Ramos/RS, Maximiliano de Almeida/RS, Itá/SC e Piratuba/SC.

Após a conclusão da fase de instalação do sistema sonoro e sinalização indicativa, será realizado o evento de simulado, que será avisado antecipadamente. Na ocasião, a comunidade receberá as orientações completas sobre os procedimentos necessários em uma situação adversa.

Os Consórcios Itá e Machadinho reforçam que as ações possuem caráter preventivo, e que as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos fatores de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade. As ações estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil ? PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).

 

Fonte: Deizy Marcon ? Assessoria de Comunicação




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *