Historiadores descobrem retrato misterioso de mulher sob pintura de Picasso
-
10/02/2025
10 Visualizações
10 Pessoas viram
0 Comentários
Uma descoberta intrigante foi feita por historiadores da arte que estudavam uma obra de Pablo Picasso: um retrato de uma mulher, até então desconhecido, estava escondido sob a superfície de uma de suas pinturas.
A obra original, que retratava uma mulher misteriosa, foi coberta por Picasso alguns meses depois de sua criação, em 1901, quando ele decidiu pintar seu amigo escultor Mateu Fernández de Soto sentado à mesa, utilizando tons de azul e verde.
Pablo Picasso, Retrato de Mateu Fernández de Soto, 1901, óleo sobre tela, 61,3 x 46,5 cm, Coleção Oskar Reinhart ‘Am Römerholz’, Winterthur, Suíça (Divulgação)
Após quase 125 anos, o contorno do retrato original foi revelado pelo Courtauld Institute of Art, em Londres, por meio de técnicas de imagem por infravermelho e raios X, realizadas antes de uma exposição.
Barnaby Wright, vice-chefe da Courtauld Gallery, descreveu a revelação do retrato como um processo fascinante, no qual a imagem “literalmente emergiu diante de nossos olhos, peça por peça”, graças à forma como a câmera infravermelha escaneia a imagem.
Imagem infravermelha do Retrato de Mateu Fernández de Soto, Departamento de Conservação, The Courtauld Institute of Art, Londres (Divulgação)
Os especialistas estavam cientes de que algo poderia estar escondido sob a pintura, pois as pinceladas visíveis não correspondiam ao retrato final. No entanto, a identidade da mulher permanece um mistério. Ela apresenta um penteado chignon característico da moda parisiense de 1901, o que leva os historiadores a acreditarem que ela pode ser uma das várias modelos que Picasso pintou na época.
Wright ressaltou que, embora o retrato da mulher tenha sido coberto, vestígios de sua imagem ainda são visíveis, como o contorno de seu olho, orelha e cabelo, criando uma “presença fantasmagórica” que continua a pressionar a superfície da obra.
Imagem de raios X do Retrato de Mateu Fernández de Soto, Departamento de Conservação, The Courtauld Institute of Art, Londres (Divulgação)
Picasso, que tinha apenas 19 anos ao chegar em Paris, estava explorando novas formas de retratar seus sujeitos. Ao pintar sobre o retrato da mulher, ele não apenas mudou o tema da obra, mas também sua técnica, marcando o início de seu famoso Período Azul. Durante esse período, Picasso adotou cores mais sombrias para suas representações, uma mudança influenciada, em parte, pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas.
A pintura “Retrato de Mateu Fernández de Soto” será exibida na Courtauld Gallery, em Londres, de 14 de fevereiro a 26 de maio.