Após uma semana com atenções voltadas para inflação, o destaque dos próximos dias, com agenda mais esvaziada, fica para a prévia do PIB.
Na segunda-feira, o Relatório Focus será divulgado, apresentando as expectativas de mercado para a inflação, PIB, câmbio e taxa Selic, dados que servem de base para o planejamento de investidores. Na sequência, sai o Índice IBC-Br, que é uma prévia mensal do PIB, oferecendo uma visão sobre a atividade econômica do Brasil.
No dia seguinte, a Fundação Getúlio Vargas apresenta o Monitor do PIB, com seu levantamento sobre o que esperar do PIB no Brasil.
Na quinta-feira (17), o foco estará em uma série de índices de preços e sondagens econômicas. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), importante termômetro da inflação, será apresentado pela FIPE. A FGV divulgará o IGP-10, outro indicador de inflação, seguido da sondagem industrial da CNI, que avalia o desempenho da indústria nacional.
Dados econômicos da China são destaque
Nos Estados Unidos, a semana será mais esvaziada de indicadores, com destaque para o Índice Empire Manufacturing de outubro na terça-feira. Na quinta-feira, saem números das vendas no varejo de setembro e o índice de atividade do Fed da Filadélfia. Será divulgada também a produção industrial de setembro, um indicador importante sobre o desempenho da economia americana.
Na Europa, as atenções se voltam para dados e decisões que serão apresentadas na quinta-feira. Logo cedo, o bloco divulga seu CPI (Índice de Preços ao Consumidor) e a balança comercial da Zona do Euro.
A aguardada decisão de política monetária do Banco Central Europeu sai às 9h15, seguida de coletiva de Christine Lagarde, presidente do BCE. A expectativa é o que o Banco corte a taxa, que atualmente está em 3,65% a.a., para 3,40% a.a.. O comunicado e as falas da mandatária podem trazer sinais importantes sobre os próximos passos do BCE em relação às taxas de juros.
Após a China prometer no sábado “aumentar significativamente” seu endividamento para reanimar a economia, mas deixou os investidores em dúvida sobre o tamanho geral do pacote de estímulo, um detalhe vital para avaliar a extensão potencial da recente recuperação do mercado de ações, o mercado olhará uma série de dados.
O gigante asiático fechará a semana com uma bateria de dados na noite de quinta-feira (17), com destaque para o PIB do terceiro trimestre, que será divulgado às 23h. Outros indicadores a serem observados incluem a produção industrial, as vendas no varejo, o investimento em ativos fixos e a taxa de desemprego, todos de setembro.
Além disso, os dados de inflação e a balança comercial chinesa, divulgados no início da semana, também devem impactar o mercado global, especialmente no que diz respeito à recuperação econômica do país após os desafios enfrentados recentemente.
Confira a agenda completa:
Data
País/Região
Evento
2ª – 14 de outubro
8h25
Brasil
Relatório Focus
9h
Brasil
Índice IBC-Br de atividade econômica
15h
Brasil
Balança comercial
12h
EUA
Expectativas de inflação (Fed de NY)
—
China
Balança comercial
—
China
Índice de preços ao produtor
—
China
Índice de preços ao consumidor
3ª – 15 de outubro
6h
EUA
Relatório mensal do IEA
8h
Brasil
Conab: 1º levantamento da safra de grãos
10h15
Brasil
Monitor do PIB
6h
Alemanha
Levantamento ZEW de sentimento econômico
6h
Zona do Euro
Produção industrial
9h30
EUA
Índice Empire Manufacturing de atividade
4ª – 16 de outubro
8h
Brasil
FGV: IPC-S
14h30
Brasil
BCB: Fluxo Cambial (semanal)
5ª – 17 de outubro
9h
Brasil
FIPE: IPC
10h
Brasil
FGV: IGP-10
9h30
Brasil
CNI: Sondagem industrial
6h
Zona do Euro
Índice de preços ao consumidor (CPI)
6h
Zona do Euro
Balança comercial (ago)
9h15
Zona do Euro
Banco central anunciará decisão de política monetária