IMG-LOGO
Geral

Ibovespa sobe e busca 137 mil pontos com commodities e sinal de Caged de julho forte

- 26/08/2024 4 Visualizações 4 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Após abrir o pregão na faixa dos 135 mil pontos, o Ibovespa acelerou o ritmo de alta perto do fim do período da manhã desta segunda-feira, 26, em busca dos 137 mil pontos – a melhor marca intradia vista recentemente. No caso, foi registrada no último dia 21. A elevação é puxada especialmente pelos ganhos das commodities: o petróleo tem alta de até 3,00% no exterior e o minério de ferro fechou hoje com elevação de 3,45% em Dalian, na China.

Em Nova York, as bolsas tentam devolver parte dos ganhos recentes, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, dizer que chegou a hora de ajustar a política monetária, o que reforçou as apostas de queda do juro básico em setembro.

Na sexta-feira, o Ibovespa fecha em alta de 0,32%, aos 135.608,47 pontos, ganhando 1,24% na semana.

Nesta segunda, destaque às ações da Petrobras (PETR4), que avançam quase 5,00% (PN0 e 6,00% (ON) das ações da Petrobras, por conta do encarecimento do petróleo no exterior devido ao aumento das tensões geopolíticas.

“Tem essa questão do petróleo por questões geopolíticas, a suspensão de petróleo na Líbia e a elevação da recomendação dos papéis da estatal pelo Morgan Stanley”, diz Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença.

O governo baseado no leste da Líbia determinou a suspensão de toda a produção e exportação de petróleo no país, segundo múltiplos veículos da imprensa local e estrangeira. A medida é resultado de disputas políticas com o grupo rival sediado em Tripoli. No Oriente Médio, há aumento das tensões após um final de semana marcado por ataques mútuos entre Israel e o Hezbollah.

Além disso, os investidores digerem as afirmações feitas pelo diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, que praticamente repetiu hoje o que disse no último dia 19, de que “todas as alternativas” de política monetária estão na mesa, em meio a debates de alta da taxa Selic.

Um pouco antes, no dia 12, afirmou que o BC depende de novos dados sobre a evolução da inflação e que uma alta da Selic “está na mesa” do Copom. “Ainda é um discurso hawkish, mas deixa um pouco a porta mais aberta. Estão tentando diminuir as divergência isso é bom”, avalia a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese.

Leia também
image 2

Ibovespa Ao Vivo: Bolsa sobe com avanço de ações de commodities; PETR4 ganha 4%

Bolsas dos EUA operam mistas com corte de juros e tensões no Oriente Médio no radar

image 3

Fluxo estrangeiro para B3 pode ser ainda maior com “pouso suave” nos EUA, diz Morgan

Banco americano segue com exposição overweight (exposição acima da média) no Brasil em América Latina

Além disso, o Índice Bovespa reage à afirmação do ministro Luiz Marinho, do Trabalho, de que os dados do Caged do mês passado que sairão esta semana virão robustos. Segundo ele, “o Caged de julho vem bem” e a geração de emprego em 7 meses supera a de 12 meses em 2023. O desempenho do indicador é bem visto por reforçar robustez da atividade econômica do Brasil, mas requer atenção quando se pensa em inflação.

“O Ibovespa sobe muito por reflexo das ações ligadas ao minério e ao petróleo”, pontua Beto Saadia, diretor de Investimentos da Nomos. “Só que a maioria dos papeis da carteira cai. Então, não é necessariamente uma boa notícia”, pondera.

Saadia lembra o alerta feito em Jackson Hole pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no fim de semana, de que o mercado de trabalho aquecido é desafio para a convergência da inflação. “E o mercado começa a precificar um provável impacto das queimadas no interior de São Paulo nas cadeias de oferta, na inflação”, alerta o diretor da Nomos.

Às 11h35, o Ibovespa tinha alta de 0,78%, aos 136.820,85 pontos, ante alta de 0,94%, na máxima aos 136.888,96 pontos.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *