IMG-LOGO
Judiciário

Imigrantes ilegais serão expulsos e Los Angeles será libertada, diz Trump

- 08/06/2025 31 Visualizações 31 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (8) que seu governo está determinado a “libertar Los Angeles da invasão migrante” e prometeu expulsar imigrantes ilegais envolvidos nos protestos contra as operações de deportação. A declaração foi publicada na rede social Truth Social no fim da tarde e acompanhada por um vídeo de manifestantes em frente a um prédio federal na cidade.

Segundo Trump, os protestos são liderados por “turbas violentas e insurgentes” que atacam agentes federais.

“Esses tumultos ilegais apenas fortalecem nossa determinação”, escreveu.

O presidente disse ter ordenado à secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, ao secretário de Defesa, Pete Hegseth, e à procuradora-geral, Pam Bondi, que tomem “todas as medidas necessárias” para restaurar a ordem e garantir a continuidade das operações migratórias.

“A ordem será restaurada, os imigrantes ilegais serão expulsos e Los Angeles será libertada”, afirmou.

A publicação ocorre horas depois de Trump elogiar a atuação da Guarda Nacional na cidade e criticar as autoridades locais. Em outro post na Truth Social, ele afirmou que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, foram “incapazes de conter os distúrbios” e disse que “protestos radicais da esquerda, promovidos por agitadores e muitas vezes por vândalos pagos, não serão tolerados”.

A mobilização federal começou no sábado (7) e já levou cerca de 2.000 soldados da Guarda Nacional para a Califórnia. Segundo a Casa Branca, o objetivo é proteger instalações federais e apoiar as ações de deportação em andamento. O envio das tropas foi autorizado por Trump sem o aval do governo estadual, o que não ocorria desde 1965, durante a marcha pelos direitos civis em Selma, no Alabama.

O governador Gavin Newsom chamou a decisão de “reação completamente desproporcional”. A tensão na cidade aumentou após ações coordenadas do ICE, que resultaram na prisão de mais de 100 pessoas ao longo da última semana.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *