IMG-LOGO
Economia

Importações de ovos dos EUA, inclusive do Brasil, podem ser afetadas por tarifas

- 03/04/2025 1 Visualizações 1 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

As novas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, podem ser aplicadas a ovos importados, disse nesta quinta-feira (3) a secretária de Agricultura, Brooke Rollins, uma medida que, segundo especialistas do setor, pode aumentar os preços no momento em que eles começam a cair de níveis recordes.

Rollins disse em uma entrevista à Fox News que tarifas sobre importações de ovos eram possíveis e que negociações com os países afetados estavam em andamento. Na quarta-feira (2), Trump anunciou tarifas abrangentes que foram criticadas principalmente por grupos agrícolas e alimentícios, por seu potencial de encolher mercados para fazendeiros e aumentar os preços ao consumidor.

Os EUA elevaram as importações de ovos da Turquia, do Brasil e da Coreia do Sul, em uma tentativa de aumentar os suprimentos durante um surto de gripe aviária, que matou quase 170 milhões de galinhas, perus e outras aves desde 2022.

Uma nova tarifa básica dos EUA de 10% afetaria as importações da Turquia e do Brasil, enquanto a Coreia do Sul está enfrentando uma tarifa de 26%, de acordo com números divulgados pela Casa Branca.

Se forem impostas taxas sobre os ovos, os fabricantes que os importam para processamento em produtos alimentícios precisarão absorver o custo ou repassá-lo aos consumidores, disse Greg Tyler, CEO do grupo industrial USA Poultry & Egg Export Council.

“Como resultado, você verá aumentos nos preços dos ovos processados aqui nos Estados Unidos”, disse.

O Departamento de Agricultura dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os preços dos ovos caíram nas últimas semanas em relação às máximas históricas, embora o preço de atacado ainda esteja 60% acima do verificado no mesmo período do ano passado, a US$ 3 por dúzia, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

A demanda mais fraca e uma calmaria nos casos de gripe aviária ajudaram a esfriar os preços, disseram analistas.

O secretário da Agricultura, no entanto, disse que as tarifas causariam incerteza no curto prazo.

“Não vou sentar aqui e dizer: ‘Ah, tudo vai ficar perfeito e os preços vão cair amanhã’, porque este é um momento incerto”, disse Rollins à Fox News.

O governo brasileiro disse que estava avaliando sua resposta às tarifas de Trump, enquanto a Coreia do Sul ordenou medidas emergenciais de apoio às indústrias afetadas.

Os ovos importados geralmente são trazidos para os EUA em navios, transportados para instalações de processamento e depois descarregados manualmente, disse Brian Moscogiuri, estrategista de comércio global da fornecedora de ovos Eggs Unlimited.

“Já há mais custos associados às importações, e agora você adiciona tarifas a isso”, pontuou. “Isso torna tudo mais custoso e faz com que as importações tenham muito menos probabilidade de ter um impacto importante.”

Os EUA importaram mais de 1,6 milhão de dúzias de ovos de galinha de consumo em janeiro e fevereiro, a maioria da Turquia, em comparação com nenhum no ano anterior, mostram dados do USDA.

A Turquia pode não ser um fornecedor tão grande no futuro, em razão das tarifas e de seu próprio surto de gripe aviária, disse Moscogiuri.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *