![]() Nesta terça-feira (1), a Receita Federal passou a oferecer aos contribuintes a possibilidade de utilizar a Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida. A nova função já ajudou a acelerar as entregas, que saltaram de 4,5 milhões de declarações na segunda-feira (31) para 6,3 milhões até a manhã desta quarta-feira (2). Nesse ano são esperadas 46,2 milhões de declarações, um recorde 9% acima do ano passado. Deste total, cerca de 57% devem ser feitas nessa modalidade, que garante ao usuário, além do benefício de obter os dados quase prontos, o poder de entrar para a lista de prioridades para receber a restituição ao indicar também um número de Pix. Porém, só terão acesso a esse benefício, quem tiver conta nível ouro ou prata no Gov.br. o InfoMoney preparou um passo a passo para quem quiser fazer uso da plataforma. O que é a conta Gov.br?A conta no Gov.br é a porta de entrada para se ter acesso a vários serviços públicos pelo formato digital. Nela, o cidadão se cadastra e tem garantia da identificação, desde o serviços da Receita Federal até aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Hoje ela já engloba também serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), incluindo transferência da posse de veículos e carteira de motorista digital. A conta Gov.br foi uma aposta do Governo Federal para facilitar a identificação e a autenticação do cidadão, priorizando a segurança dos dados e o controle através de um acesso unificado. O que são os níveis da conta Gov.br?A conta Gov.br possui três níveis: ouro, prata e bronze. Esses três patamares refletem a forma como o usuário cria a conta, validando os dados de forma diferenciada como: – grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta Gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; – os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; – as transações digitais que podem ser realizadas com a conta Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta. Assim, conforme o volume de informações são adicionadas pelo usuário mais ele consegue melhorar o nível da sua conta no sistema e, assim, ter acesso a declaração pré-preenchida. Como fazer a conta?Passo 1: – Acesse o site para criação da conta Gov.br – Clique na opção “Crie sua conta gov.br”, insira seu CPF e depois siga os passos determinados pelo sistema para criação da conta.
PrazosO período de entrega da Declaração do Imposto de Renda deste ano começou em 17 de março e vai até 30 de maio. São obrigadas a declarar o imposto pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00. Além disso, também estão inclusas pessoas que obtiveram receita bruta de atividade rural acima de R$ 169.440,00. Veja quem tem prioridade no recebimento:
Cronograma de lotes de restituição:
Para um passo a passo de como declarar o Imposto de Renda 2025, baixe o e-book gratuito GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2025, do InfoMoney. |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *