IMG-LOGO
Segurança

Índia determina inspeção de jatos Boeing 787 após acidente da Air India

- 14/06/2025 37 Visualizações 37 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

AHMEDABAD/NOVA DÉLHI (Reuters) – O órgão regulador da aviação da Índia ordenou a inspeção de todos os jatos Boeing 787 operados por companhias aéreas locais após o acidente da Air India que matou 270 pessoas nesta semana, informou neste sábado o ministro indiano da Aviação, Ram Mohan Naidu, acrescentando que todas as possíveis causas estão sendo investigadas.

Na sexta-feira, o regulador já havia determinado que a Air India realizasse verificações adicionais de manutenção em suas aeronaves Boeing 787-8/9 equipadas com motores GEnx, incluindo avaliações de determinados parâmetros de decolagem, testes de controle de motor eletrônico e verificações relacionadas ao combustível.

“Também demos a ordem para realizar a vigilância ampliada dos aviões 787. Há 34 em nossa frota indiana”, disse o ministro a repórteres em Nova Délhi. “Oito já foram inspecionados e, com urgência imediata, todos eles serão inspecionados.”

Ele não disse se funcionários do governo estarão envolvidos nas inspeções.

Leia também
image 2

Acidente aéreo na Índia: como fica a saúde mental ao ser o único sobrevivente?

Pessoas que sobrevivem a desastres em massa correm risco aumentado de condições como “culpa do sobrevivente” e transtorno de estresse pós-traumático

image 3

Índia: investigadores recuperam caixa-preta de avião da Boeing que caiu na quinta

Um foco inicial da investigação é verificar se a aeronave pode ter sofrido uma perda ou redução de empuxo

O Boeing 787-8 Dreamliner, com 242 pessoas a bordo e que tinha como destino o Aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, começou a perder altitude segundos após sua decolagem na quinta-feira e explodiu ao atingir edifícios abaixo, no pior desastre aéreo do mundo em uma década.

A Air India opera 33 Boeing 787s, enquanto a companhia aérea rival IndiGo tem um, de acordo com dados do Flightradar24.

A IndiGo não respondeu a um pedido de comentário.

Em um comunicado, a Air India disse que está atualmente concluindo as verificações de segurança exigidas pelo órgão regulador indiano e acrescentou que “algumas dessas verificações podem levar a um maior tempo de retorno e possíveis atrasos em determinadas rotas de longa distância”.

Leia também
image 4

Número de mortos sobe para 279 em acidente com Boeing 787 na Índia

O número anterior de mortos era de 265, incluindo passageiros, tripulantes e vítimas que morreram em solo quando o avião caiu

Os aviões, no entanto, não foram aterrados, mas uma fonte disse à Reuters na sexta-feira que o governo indiano considera essa possibilidade.

Naidu também disse que o governo analisará todas as teorias possíveis sobre o que levou ao acidente.

Pelo menos 270 corpos foram recuperados do local do acidente, disse Dhaval Gameti, presidente da Associação de Médicos Residentes do B.J. Medical College, a repórteres. Apenas uma pessoa entre os 242 ocupantes da aeronave sobreviveu.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *