IMG-LOGO
Economia

Inflação de junho nos EUA vem levemente abaixo do esperado

- 13/07/2023 7 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários

A notícia que dominou o mercado ontem foi a divulgação do CPI, o índice de preços ao consumidor ? principal indicador da inflação americana.

O dado para o mês de junho trouxe uma alta de 0,2% dos preços em relação a maio, menos do que os +0,3% esperados pelo consenso do mercado. Isso representa a menor taxa mensal desde 2021.

Por que isso importa? Uma inflação mais amena aumenta a probabilidade do Banco Central americano fazer apenas mais uma alta na taxa de juros, e não duas, como era esperado.

  • Com isso, o investimento na dívida dos EUA deve ficar abaixo da expectativa, diminuindo a migração de capital de investidores estrangeiros.

Pense que, se a maior potência dos EUA está pagando mais nas taxas de juros, a tendência é que os investidores levem suas reservas dos países emergentes para lá.

No entanto? Se isso não acontece, ao menos na intensidade que se esperava, os EUA ficam levemente menos atraentes, já que as taxas dos países emergentes são maiores ? pagam mais.

Tanto que o dólar caiu ontem ao redor de todo o globo. Em comparação ao real, a moeda americana caiu 0,90%, cotada a R$ 4,82.

? E o Ibovespa? Quase no 0 a 0. O principal índice do mercado BR teve um dia morno ontem, subindo 0,09%, aos 117.666 pontos.

O que mais é destaque economicamente falando?




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *