IMG-LOGO
Economia

Inflação PCE, confiança do consumidor, leilões do BC, Campos Neto e mais destaques

- 20/12/2024 8 Visualizações 8 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O mercado estará atento nesta sexta-feira (20) à divulgação do Índice de Preços PCE de novembro, o principal indicador de inflação monitorado pelo Federal Reserve. Paralelamente, os dados sobre os gastos dos consumidores, fundamentais para avaliar o consumo e a atividade econômica, também serão apresentados. Mais tarde, será publicado o Índice de Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan para dezembro.

No Brasil também serão divulgados dados importantes que influenciarão o mercado financeiro. Às 10h30, a Receita Tributária Federal referente a novembro será revelada, fornecendo uma visão detalhada sobre o desempenho fiscal do país. Esse dado serve para medir a arrecadação e o equilíbrio fiscal, impactando diretamente os investidores, especialmente aqueles que operam com títulos públicos ou fundos ligados ao Tesouro Nacional. Antes disso, às 8h, será publicada a Sondagem do Consumidor para dezembro, um importante termômetro sobre o sentimento econômico dos brasileiros, que afeta o consumo e, consequentemente, a atividade econômica.

O que vai mexer com o mercado nesta sexta

Agenda

Às 9h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de Café de Fim de Ano com Jornalistas Setoristas.

Já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa às 15h da Live BC com o tema “Roberto Campos Neto se despede e faz balanço da gestão”, com transmissão pelo Canal do BC no YouTube. Mais tarde, Campos Neto participa, por teleconferência, de reunião com Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Brasil

8h – Confiança do Consumidor (dezembro)
10h30 – Receita Tributária Federal (novembro)

EUA

10h30 – Índice de Preços PCE (novembro)
10h30 – Gastos dos Consumidores (novembro)
12h00 – Índice Michigan de Percepção do Consumidor (dezembro)

Zona do Euro

12h – Índice de Confiança do Consumidor (dezembro)

Internacional

Paralisação se aproxima

Um projeto de lei de gastos republicano apoiado pelo presidente eleito Donald Trump fracassou na Câmara dos Deputados dos EUA nesta quinta-feira, deixando o Congresso sem um plano claro para evitar uma paralisação do governo que se aproxima rapidamente e que pode atrapalhar as viagens de Natal.

Por uma votação de 174 a 235, a Câmara rejeitou o pacote de gastos, que foi montado às pressas pelos líderes republicanos depois que Trump e o bilionário Elon Musk afundaram um acordo bipartidário anterior. Apesar do apoio de Trump, 38 republicanos votaram contra o pacote, juntamente com todos os democratas, com exceção de três.

Economia

Câmbio

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira que ofertará ao mercado de câmbio um total de 7 bilhões de dólares na manhã de sexta-feira em dois leilões de linha (com compromisso de recompra) e um leilão à vista.

O leilão à vista acontecerá às 9h15, podendo chegar a 3 bilhões de dólares, e os leilões de linha serão realizados às 10h20 e às 10h40, no valor de até 2 bilhões de dólares cada um.

Projeções econômicas

O Banco Central revisou suas projeções econômicas para cima, estimando um crescimento de 3,5% para o Brasil em 2024, acima da previsão do Ministério da Fazenda de 3,3%. Contudo, as expectativas para a inflação pioraram significativamente, com uma chance elevada de ultrapassar o limite superior da meta. A pressão sobre preços, especialmente de alimentos, e o impacto da depreciação cambial, combinados com o aperto monetário, tornam o cenário desafiador para a economia brasileira, prevendo um crescimento gradual e inflação acima da meta até 2026.

Seguro contra calote

O custo do seguro contra calote da dívida brasileira aumentou significativamente nesta quinta-feira, alcançando o maior valor desde maio de 2023, conforme dados da S&P Global Market Intelligence. O credit default swap (CDS) de 5 anos estava sendo negociado a 219 pontos-base no início da manhã no mercado europeu, 54 pontos-base acima da mínima registrada no início deste mês. Na quarta e quinta-feira, o real atingiu um novo recorde histórico de baixa, enquanto a bolsa de valores caiu, refletindo o cenário de amplo déficit orçamentário e elevada incerteza sobre o quadro fiscal do país.

Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que as atuações da autarquia no câmbio têm como objetivo mitigar disfuncionalidades do mercado, e não influenciar diretamente o prêmio de risco, gerenciar a dívida pública ou conduzir política monetária, enfatizando que o BC não busca estabelecer um determinado nível para o dólar.

Em entrevista coletiva em Brasília, Campos Neto, junto ao diretor de Política Monetária e futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirmou que o cenário de ataque especulativo não reflete o que está acontecendo atualmente no mercado financeiro brasileiro. Galípolo ressaltou que o governo, incluindo o presidente Lula e sua equipe econômica, compartilha dessa visão. Campos Neto explicou que o recente movimento de desvalorização do real se deve à saída atípica de recursos do país, como maiores remessas ao exterior de lucros de empresas e pessoas físicas.

Política

Mudanças no salário mínimo e BPC

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira projeto de lei que limita o aumento real do salário mínimo, além de alterar regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros pontos, na intenção de melhorar a execução de programas sociais e benefícios e ao mesmo tempo conter o crescimento de despesas do Executivo.

O texto, que agora segue para o Senado, prevê que até 2030 o aumento real do salário mínimo seja vinculado aos índices anuais efetivos de crescimento das despesas primárias.

Trava de gastos

O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto que impõe travas para o crescimento de despesas com pessoal e incentivos tributários em caso de déficit primário, tema encarado como prioritário pelo governo em seu esforço fiscal.

Parte do conjunto de medidas de ajuste fiscal do Executivo, a proposta teve sua tramitação concluída na Câmara dos Deputados na quarta-feira e recebeu a chancela dos senadores nesta quinta.

Aumento da arrecadação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 19, por 340 votos favoráveis e 117 votos contrários, o projeto de lei que alonga o prazo para instituições financeiras deduzirem perdas decorrentes de inadimplência da base de cálculo do IRPJ (Imposto sobre Renda de Pessoas Jurídicas) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). A medida vai gerar uma arrecadação adicional de R$ 16,8 bilhões em 2025. O texto segue agora para análise do Senado.

Reunião ministerial

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a reunião ministerial prevista para esta sexta-feira, 20, será um “momento de confraternização” entre os chefes das pastas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a expectativa é chegar ao encontro com a aprovação do pacote fiscal no Congresso encaminhada.

O evento foi formatado para ser menos desgastante do que uma reunião ministerial normal. Será no Palácio da Alvorada em vez de no Palácio do Planalto.

Indicados de Lula

A opinião dos diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve influência na decisão do Banco Central neste mês, conforme destacou o presidente Roberto Campos Neto e o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo. Em coletiva nesta quinta-feira, Galípolo enfatizou que a “barra é alta” para qualquer mudança na orientação futura da política monetária, com a Selic sendo ajustada em 1 ponto percentual, elevando-a a 12,25% ao ano. Ele também destacou a coragem do BC ao tomar decisões visando uma política monetária mais restritiva e enfatizou o compromisso com a meta de inflação.

Contra fake news

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi escolhido como relator de um projeto de lei apresentado pela deputada Érika Kokay (PT-DF) que busca criminalizar a disseminação de fake news durante períodos eleitorais.

Corporativo

Eletrobras (ELET3; ELET6)

A Eletrobras informou nesta quinta-feira que pagará dividendos intercalares no montante de 2,2 bilhões de reais, com base no lucro apurado ao fim do terceiro trimestre, conforme fato relevante ao mercado.

O pagamento será realizado em 13 de janeiro, sendo cerca de 2,43 reais por ação preferencial classe A, 1,82 real por ação preferencial classe B e 0,86 real por ação ordinária e golden share, de acordo com a companhia.

(Com Reuters e Estadão)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *