Após semana mais marcada por falas de autoridades e divulgações de balanços nos EUA, os próximos dias trazem resultados de empresas brasileiras, a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).
O indicador será divulgado logo cedo na segunda-feira, trazendo dados atualizados sobre a inflação. Pouco depois, o Relatório Focus será publicado, oferecendo uma visão das expectativas do mercado para inflação, taxa de juros, câmbio e PIB.
Na quinta-feira, o foco estará no IPCA-15 de outubro, um dos indicadores mais importantes da inflação brasileira, que será divulgado pelo IBGE às 9h. Este dado é uma prévia da inflação oficial e pode influenciar as expectativas sobre os próximos passos do Banco Central em relação à taxa Selic.
Na sexta-feira, a agenda segue com a sondagem do consumidor pela Fundação Getúlio Vargas, que medirá o nível de confiança dos consumidores em relação à economia. Além disso, o Tesouro Nacional deve divulgar o Relatório Mensal da Dívida Pública de setembro, enquanto a ANEEL definirá a bandeira tarifária de energia elétrica para o próximo mês.
Fora da agenda econômica, investidores acompanham desdobramentos da cúpula dos BRICS na terça, onde o presidente brasileiro Lula se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin.
Na política nacional, as atenções se voltam para o segundo turno das eleições, que acontecerá daqui uma semana. Não são esperadas discussões parlamentares mais relevantes, nem maiores decisões no Congresso.
Eventos Internacionais: EUA, Europa e Ásia
Nos Estados Unidos, o destaque para o Livro Bege do Federal Reserve, que será publicado na quarta-feira às 15h. O documento trará uma avaliação atualizada sobre a economia americana, baseada em dados regionais, e pode influenciar as expectativas para a política monetária do Fed.
Na quinta-feira, os investidores acompanharão o Índice de Atividade Nacional do Fed de Chicago (CFNAI) de setembro e, na sequência, o PMI composto preliminar de outubro trará uma visão sobre a atividade nos setores de manufatura e serviços. A semana termina na sexta-feira com a divulgação do Índice de Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan, que medirá o sentimento dos consumidores americanos em outubro.
Na Europa, a semana começa na segunda com a divulgação do Índice de Preços ao Produtor da Alemanha, um importante indicador de inflação que pode sinalizar pressões de preços nas cadeias de produção. Na quinta-feira, serão divulgados os PMIs compostos preliminares de outubro na Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido, oferecendo uma visão sobre o desempenho dos setores industrial e de serviços nas principais economias europeias.
Na Ásia, o Japão divulgará, na noite de quarta-feira (23), os PMIs industriais e de serviços, fornecendo uma visão sobre a saúde econômica de um dos principais motores da economia asiática.
Confira a agenda completa:
Data
País/Região
Evento
2ª – 21 de outubro
8h
Brasil
IGP-M
8h25
Brasil
Relatório Focus
15h
Brasil
Balança comercial
3h
Alemanha
Índice de preços ao produtor (set)
3ª – 22 de outubro
—
Rússia
Início da cúpula dos Brics e encontro de Lula com Putin