![]() Contribuintes que regularizaram suas respectivas situações com a Receita Federal e têm imposto a restituir, receberão os valores em outubro, confirmou o Fisco ao InfoMoney. “Teremos lote residual em outubro com os contribuintes que regularizarem sua declaração deste exercício e dos exercícios anteriores”, diz a nota. A expectativa é que os valores sejam pagos até 31 de outubro, seguindo o padrão da Receita Federal. Apesar disso, os quantitativos e valores ainda não foram divulgados. Até o quinto lote de restituição, a situação foi a seguinte:
Por que não recebi os valores?Depois de pago o quinto lote, a Receita passa a compilar as declarações que haviam caído em malha fina, mas que foram regularizadas pelo contribuinte. Inclusive, o Fisco lançou um programa chamado Projeto Cartas, que avisa o contribuinte que precisa ajustar sua declaração — cerca de 400 mil pessoas receberão notificações até 16 de outubro. Assim, o contribuinte, que aguardava a restituição e não recebeu os valores, terá de fazer uma conferência minuciosa para entender se sua declaração está retida em malha. Erros e inconsistências na declaração podem gerar multas e, no limite, as fraudes podem até mesmo levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário. Ao notar alguma divergência entre as informações declaradas e a sua base de dados, a primeira etapa por parte da Receita é informar que algo não está batendo e qual é a pendência que deve ser esclarecida por meio do seu sistema de atendimento eletrônico, o e-CAC. O contribuinte nesta situação deve acessar a plataforma para acompanhar se a sua declaração foi processada ou retida em malha. Para saber sobre o status do documento, siga os seguintes passos:
Outro meio de comunicação da Receita é a “Caixa Postal”, no e-CAC. Para acessá-la, abra a sua página no e-CAC, selecione “Outros” e, depois, “Caixa Postal”. “Vale lembrar que aqueles que conseguem regularizar a declaração recebem pagamentos residuais, que são processados mensalmente pela Receita Federal”, segundo o contador Richard Domingos, da Confirp Consultoria Contábil. |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *