IMG-LOGO
Judiciário

Itamaraty expressa grave preocupação com escalada militar no Oriente Médio

- 22/06/2025 8 Visualizações 8 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Por meio de nota divulgada na tarde deste domingo, 22, o governo brasileiro expressou “grave preocupação” com a escalada militar no Oriente Médio, horas depois do ataque dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã.

No texto, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) disse que o governo “condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”.

Leia também
image 2

Irã promete manter programa nuclear após ataques dos EUA a instalações estratégicas

Mesmo com danos a complexos de Fordow, Natanz e Isfahan, governo iraniano afirma que não interromperá avanço tecnológico

image 3

Trump nega divisão no Partido Republicano e exalta apoio ao seu projeto tributário

As discussões sobre a proposta fiscal têm alimentado atritos públicos, incluindo uma recente troca de ofensas entre Trump e Elon Musk

O Itamaraty reforçou a posição expressada mais cedo pelo ex-chanceler e atual assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, de que qualquer ataque armado a instalações nucleares representa uma transgressão da Carta das Nações Unidas (ONU) e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”, completou o MRE.

O governo brasileiro ainda reforçou sua posição em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos. E disse rejeitar “com firmeza” qualquer forma de proliferação nuclear, “especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio”.

Por fim, o MRE falou na “urgente necessidade” de solução diplomática que interrompa o ciclo de violência e abra uma oportunidade para negociações de paz. “As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear”, finalizou.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *