IMG-LOGO
Judiciário

Janones culpa Nikolas e oposição por alta na conta de luz, mas votou pela medida

- 20/06/2025 27 Visualizações 27 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Logo após a votação no Congresso que derrubou vetos presidenciais ao Marco Regulatório da Energia Offshore, o deputado federal André Janones (Avante-MG) gravou um vídeo em tom de denúncia: afirmou que a oposição, especialmente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), teria articulado um aumento nas tarifas de energia elétrica que poderá impactar os brasileiros até 2050.

— Pessoal, confirmado, energia elétrica mais cara para todos os brasileiros. Saindo aqui agora do plenário da Câmara dos Deputados, e agora é oficial: o deputado Nikolas Ferreira, junto com a oposição, conseguiu articular um aumento na conta de energia para todo o povo brasileiro — declarou Janones nas redes sociais.

Leia também
image 2

Alcolumbre veta inclusão de Bolsonaro em novo PL da Anistia articulado pelo PL

Proposta deve beneficiar bolsonaristas condenados e foragidos, mas exclui autores intelectuais após veto do presidente do Senado

image 3

Sem citar Nikolas, Lula critica oposição por “imbecilidade” e cita ataques a Haddad

Presidente acusa deputados de promover tumulto e desinformação nas redes sociais

A fala, no entanto, gerou controvérsia. Ao contrário do que sugeriu em seu vídeo, Janones foi um dos parlamentares que votaram a favor da derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — medida essa que, segundo especialistas, poderá encarecer as tarifas de energia.

Já o deputado Nikolas Ferreira, citado nominalmente por Janones, votou contra a derrubada. O parlamentar bolsonarista, contudo, reconheceu que houve um erro e afirmou, em nota, que seu voto contrário foi registrado por engano, devido a uma “falha material no preenchimento da cédula”.

Questionado sobre seu próprio posicionamento, Janones justificou a decisão alegando que seguiu a orientação da liderança do governo. “Votei pela derrubada para preservar outros vetos importantes para o país. Reforço que a minha atuação parlamentar acompanha as deliberações da liderança de governo, que tragam benefícios para a população brasileira, principalmente os mais vulneráveis”, declarou.

A votação, realizada na última terça-feira (17), rejeitou trechos vetados pelo presidente Lula no novo marco regulatório da geração de energia elétrica em alto-mar. A proposta, defendida por parte do Congresso, prevê incentivos à atividade, mas também críticas quanto ao impacto financeiro para os consumidores.

Segundo estimativas da Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), a rejeição dos vetos pode elevar o custo da conta de luz de 3,5% até 2050, o que representaria um impacto acumulado de R$ 197 bilhões aos consumidores. A entidade classificou a medida como um retrocesso e afirmou que a decisão do Legislativo impõe prejuízos.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *