IMG-LOGO
Geral

Kremlin diz que precisa ouvir EUA antes de comentar proposta de cessar-fogo

- 12/03/2025 3 Visualizações 3 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O Kremlin disse nesta quarta-feira (12) que precisa ser informado formalmente pelos Estados Unidos sobre o resultado das negociações entre os EUA e a Ucrânia na Arábia Saudita antes de comentar se a proposta de cessar-fogo é aceitável para a Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também disse aos repórteres que não descarta a possibilidade de uma ligação telefônica entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump, que, segundo ele, poderia ser organizada muito rapidamente, se necessário.

“Estamos estudando atentamente os comunicados emitidos em Jeddah. O Secretário de Estado Rubio e o Conselheiro de Segurança Nacional Waltz nos passarão mais detalhes nos próximos dias”, disse Peskov. Ele afirmou ainda que conversas diplomáticas com os americanos estão agendadas para os próximos dias.

Leia também
image 2

Rússia e Ucrânia voltam a se atacar enquanto Kremlin avalia proposta de cessar-fogo

Um ataque com míssil russo matou uma mulher e feriu outras cinco pessoas; na Rússia, ataque ucraniano matou quatro e feriu um, segundo autoridade local

Durante o encontro na Arábia Saudita, os Estados Unidos anunciaram a retomada do compartilhamento de informações de inteligência e da assistência militar para a Ucrânia, suspensos após uma tensão diplomática entre Trump e Zelensky.

A proposta de cessar-fogo ainda precisa ser aprovada pela Rússia e assinada pelas partes envolvidas no conflito. Caso avance, pode incluir um acordo para a troca de prisioneiros e a devolução de crianças ucranianas levadas pela Rússia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou a negociação, destacando que a proposta oferece garantias de segurança ao país. “Estamos prontos para discutir um cessar-fogo que beneficie a Ucrânia e traga estabilidade à região”, afirmou o líder ucraniano.

(com Reuters e BBC)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *