IMG-LOGO
Esportes

Lesmas venenosas, formigas voadoras: 7 fenômenos que podem atrapalhar sua viagem

- 24/08/2025 10 Visualizações 10 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Diversos fatores podem complicar uma viagem de férias. Chover na praia é um dos mais comuns. Mas o que dizer de uma onda de lesmas venenosas em pleno mar? Ou então um super-tornado?

Os perigos da temporada de furacões no Caribe, por exemplo, são bem documentados, mas há uma quantidade enorme de outros eventos naturais alarmantes que você deve levar em consideração antes de marcar as férias dos sonhos. Confira 7 deles:

Leia também
image 2

Praias na Espanha são interditadas devido à presença de lesmas venenosas na água

“Dragões azuis” são conhecidos por potencializar veneno e paralisar animais 300 vezes seu tamanho

Lesmas venenosas

As praias da cidade de Guardamar del Segura, no sudeste da Espanha, foram fechadas nesta última semana após duas lesmas marinhas venenosas terem sido encontradas na água, de acordo com as autoridades locais.

O “dragão azul”, como é popularmente conhecido o animal, tem apenas 3 centímetros, mas se alimenta de água-viva e é capaz de absorver o veneno delas, potencializando-o e podendo paralisar animais 300 vezes seu tamanho.

Temporada de algas fedorentas no Caribe

Não são só os furacões que atingem as ilhas durante o verão: visitantes também devem ficar atentos com a alga sargassum. Espinhenta, malcheirosa (com um odor que varia entre urina e ovo podre) as algas verdes estão tendo um 2025 bem-sucedido. Segundo o The Telegraph, as autoridades locais informaram que os níveis da alga em abril deste ano dobraram os de 2022 – que era o ano detentor do recorde.

As algas ainda liberam um gás tóxico que pode levar a dificuldades respiratórias para a população local que convive por um período prolongado com elas.

image 3
Praia na República Dominicana tomada por algas sargassum (REUTERS/Erika Santelices/File Photo)

Derecho, a super tempestade dos Estados Unidos

Mais difíceis de se prever do que tornados e furacões, derechos são tempestades extremas, geralmente ligadas a raios e trovões. Segundo a BBC, os danos podem ser de um raio de 400 km, com ventos de 93 km/h podendo chegar a 120 km/h.

Ela não é exclusiva dos EUA, mas costuma atingir o país entre abril e agosto, no centro e oeste do país.

Dia das Formigas Voadoras, no Reino Unido

Talvez um dos eventos mais bizarros, o Reino Unido é palco do fenômeno que pode acontecer a qualquer momento desde o meio de junho até setembro. Apesar do nome, ele se estende por vários dias e consiste em um encontro de formigas voadoras no céu para acasalar.

image 4
Formigas aparecem no “Flying Ant Day” em Bristol (Reprodução/X)

Noite Polar, em Svalbard, Noruega

Em meados de novembro, o sol nunca aparece, deixando toda a região norueguesa em uma escuridão perpétua. As manhãs se confundem com as noites, sem nenhuma diferença perceptível. Os locais usam lanternas para iluminar o caminho nas ruas cobertas de neve, mas se mantém em casa na maior parte do tempo.

Mas há um ponto positivo para os turistas que encararem a escuridão: a aurora boreal fica mais visível diante do céu sem nuvens.

Temporada de águas-vivas na Austrália

De novembro até maio, um tipo particularmente venenoso de água-viva habita as águas mornas de Queensland, na Austrália. O animal tem 60 tentáculos venenosos, que são capazes de causar uma parada cardíaca em um ser humano.

Por isso, as autoridades aconselham os nadadores a usar roupas de Neoprene e apenas frequentarem praias patrulhadas por salva-vidas.

Temporada das queimadas, na Tailândia

Durante março, uma névoa esconde a vista da cidade tailandesa de Chiang Mai e seus habitantes têm de usar máscaras N95 para respirar. É o coração da temporada de queimadas, quando fazendeiros ateiam fogo nos campos para preparar a terra para novas safras (mesmo sendo ilegal no país). Isso leva a uma camada extra de poluição por três ou quatro meses no começo do ano.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *