Libertário Javier Milei lidera nas primárias argentinas
-
14/08/2023
24 Visualizações
24 Pessoas viram
0 Comentários
Momento decisivo para os hermanos. Ontem, cerca de 35 milhões de argentinos foram às urnas para as eleições primárias para presidente e vice-presidente, senador e deputado federal ? mas ninguém foi eleito ainda.
Por lá, há eleições primárias, chamadas de “Paso”, que definem os candidatos que disputarão as gerais, que só acontecem em outubro.
Desde o final de 2016, foi estabelecido que os candidatos aprovados nas primárias devem participar de dois debates na TV. Diferente daqui, é a população que escolhe o candidato a presidência ? e não o partido.
Javier Milei parece ser o favorito ??
O atual ministro da economia, Sergio Massa, é o indicado pelo atual governo, mas o vencedor das primárias foi o candidato Javier Milei, economista libertário e atual deputado em Buenos Aires.
Milei tem conquistado jovens e chamado a atenção por defender medidas ousadas, como acabar com o Banco Central e adotar o dólar como moeda argentina.
O que está em jogo? ?
O país vive uma crise histórica, com 4 a cada 10 argentinos em situações de pobreza. A violência e a inflação têm sido os grandes temas da corrida eleitoral.
A desvalorização da moeda do país é citada por 55% da população como sua maior preocupação e a insegurança por 38%.
Só pra ter ideia, há um ano, US$ 1 comprava cerca de 300 pesos argentinos. Hoje, com um aumento de 116% nos preços, o mesmo dólar compra mais de 600 pesos. Há muito a ser feito pela Argentina depois dessa eleição.