IMG-LOGO
Judiciário

Lula afirma que Putin é quem decide participar da cúpula dos Brics no Brasil

- 07/06/2025 28 Visualizações 27 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (7) que a decisão de Vladimir Putin participar da cúpula dos Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro, cabe exclusivamente ao líder russo.

Em coletiva em Paris, Lula disse que Putin é membro fundador do grupo e, por isso, está convidado para o evento. “Ele pode participar ou não. Ele está condenado por um tribunal internacional e sabe que corre risco, mas a decisão é dele”, declarou.

Putin enfrenta um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra relacionados à operação militar na Ucrânia. Como signatário do Tratado de Roma, o Brasil teria obrigação legal de prender o presidente russo caso ele pise em solo brasileiro.

Leia também
image 2

Lula chega em Nice, na França, para conferência climática da ONU

Evento discute desenvolvimento sustentável e reúne líderes mundiais para debater clima, biodiversidade marinha e uso sustentável dos recursos oceânicos

Apesar disso, Putin não participou da cúpula do G20 no Rio em 2024, justificando sua ausência com a intenção de não comprometer o evento.

O líder russo também declarou que o TPI não tem validade para a Rússia, que não reconhece a jurisdição do tribunal. Lula ressaltou que mantém uma boa e amigável relação com Putin, mas que a presença do presidente russo no Brasil depende exclusivamente de sua decisão pessoal.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *