-
28/06/2023
25 Visualizações
25 Pessoas viram
0 Comentários
Ontem, Lula anunciou que o Plano Safra 2023/2024 vai somar R$ 364,22 bilhões para o financiamento da atividade agropecuária de médios e grandes produtores nacionais.
O valor bate recorde e supera a versão 2022/2023, lançada por Bolsonaro, com recursos totais de R$ 340,8 bilhões.
Que plano é esse, dênius? Instituído em 2003, o Plano Safra visa fomentar a produção rural brasileira. Desde então, todos os anos, o governo federal destina verbas para a industrialização e comercialização de produtos agrícolas.
O anúncio do valor acontece em meio aos esforços do governo para melhorar a sua relação com o agronegócio, setor que não é tão simpático ao atual presidente e sempre esteve próximo de Bolsonaro.
Inclusive, depois de prometer que o Plano Safra vai ficar melhor a cada ano, Lula acrescentou que “se engana quem pensa que seu governo vai tratar o agronegócio de maneira ideológica”, por causa da proximidade do setor com Jair.
As propostas do plano ?
Taxas de juros mais baixa, o que facilita empréstimos para produtores rurais;
Freios para aumento do preço dos commodities, beneficiando o armazenamento e a comercialização;
Taxas diferenciadas para produtores com boas práticas ambientais.
Seguindo uma das prioridades do governo, esse Plano Safra é bem mais voltado pra parte ambiental, com o objetivo de estimular a produção sustentável de alimentos e a agropecuária com baixa emissão de carbono.
Um fato curioso: Apesar de ter contado com a presença de 14 ministros, o evento teve menos representantes do Congresso do que nos anos anteriores, com poucos integrantes da bancada ruralista.