IMG-LOGO
Judiciário

Lula defende cassação de mandatos de parlamentares que ocuparam mesas do Congresso

- 08/08/2025 15 Visualizações 15 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (8) que deputados e senadores que ocuparam as mesas diretoras da Câmara e do Senado deveriam perder o mandato. A declaração foi feita durante evento de anúncio de investimentos federais no Acre, com críticas diretas à oposição.

“Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, disse Lula, dirigindo-se ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e pedindo que ele não apoie o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também
image 2

Moraes veta visita de Gustavo Gayer a Bolsonaro devido a investigação no STF

Ministro autorizou visitas de outros aliados, mas manteve restrição a investigados

image 3

Lula veta 63 trechos da lei do licenciamento ambiental; entenda o que muda

Planalto alega proteção aos biomas e segurança jurídica; parlamentares ainda podem derrubar os vetos

A fala ocorre após parlamentares de oposição ocuparem as mesas diretoras das duas Casas em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada por Moraes nesta semana. O grupo pressiona o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a pautar o impeachment do ministro.

Alcolumbre, em entrevista ao G1, afirmou que a decisão cabe exclusivamente à presidência do Senado e não é “uma questão meramente numérica, mas de avaliação jurídico-política que envolve justa causa”.

Críticas ao bolsonarismo no Congresso

Lula também fez críticas ao comportamento de parte dos parlamentares, atribuindo a Bolsonaro a ascensão de uma política mais agressiva e midiática.

“O Bolsonaro abriu a lâmpada mágica, e não saiu o Aladim: saiu o que tinha de podre nesse país para política. Hoje, deputado não faz mais discurso: pega o celular, grava a cara, fala uma bobagem e acha que está fazendo política”, disse.

No mesmo evento, o presidente reafirmou que, se tiver condições de saúde, será candidato à reeleição em 2026. Lula prometeu impedir o retorno da direita bolsonarista ao Planalto.

“Aqueles crápulas que governaram esse país não voltarão jamais. O Brasil precisa acabar com o ódio impregnado na sociedade. Eu já disputei com Maluf, Fernando Henrique, Covas, Serra, Alckmin e não tinha essa raiva. Esse país é do bem, tem um povo generoso e trabalhador”, afirmou.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *