IMG-LOGO
Judiciário

Lula fala em concorrer em 2026, mas deixa futuro de Alckmin na chapa em aberto

- 02/06/2025 29 Visualizações 29 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que pode disputar a reeleição em 2026, condicionando a decisão ao seu estado de saúde. A declaração, no entanto, veio acompanhada de uma dose de incerteza para o atual vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Em conversas com integrantes do PSB no domingo (1º), Lula não garantiu que a chapa vitoriosa de 2022 será repetida. O presidente participou de evento do partido em Brasília, que marcou a posse do prefeito do Recife, João Campos, no comando nacional da sigla.

Nos bastidores, Lula teve reuniões reservadas com a cúpula do PSB. Mesmo nesses encontros, evitou sinalizar como pretende compor sua chapa para a próxima disputa presidencial.

Leia também
image 2

João Campos assume PSB e defende chapa de Alckmin com Lula em 2026

João Campos é visto como uma das grandes apostas da esquerda para o pós-Lula. Em 2024, ele foi reeleito prefeito do Recife com uma votação recorde, de mais de 70% dos votos

image 3

Lula prega diálogo com o Congresso para facilitar aprovação de medidas sobre IOF

Lula também afirmou que os líderes do Congresso, estando cientes das medidas que o governo quer aprovar, podem ajudar o Executivo a corrigi-las

A indefinição ocorre apesar da pressão de parte do PSB, incluindo o próprio João Campos, que defende publicamente a manutenção de Alckmin como vice na eventual candidatura de Lula.

Durante seu discurso no evento, Lula fez diversos elogios a Alckmin, mas se esquivou de confirmar a continuidade da parceria. A postura frustrou a expectativa de setores do PSB que esperavam um aceno mais claro do presidente.

Publicamente, Lula buscou reforçar os laços com o partido aliado. “Nossa relação é carnal, estamos ligados umbilicalmente, e também mentalmente, porque as divergências que temos são pequenas”, afirmou o presidente.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *