IMG-LOGO
Judiciário

Lula participa de velório do papa Francisco ao lado de autoridades brasileiras

- 25/04/2025 3 Visualizações 3 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta sexta-feira (25), do velório do papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva; da ex-presidente Dilma Rousseff; do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e do assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Também integram a delegação representantes dos Três Poderes: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

Leia também
image 2

Camerlengo, sede vacante e mais: veja glossário de palavras usadas após morte de papa

Conheça o significado de alguns dos termos que podem ajudar a entender o processo de escolha do novo sumo pontífice

image 3

Basílica de São Pedro fica lotada no último dia de velório do papa Francisco

As filas na manhã de sexta-feira se estendiam até a metade da avenida principal que leva de Roma até o Vaticano

Detalhes do funeral do papa Francisco

A cerimônia de sepultamento do papa Francisco está marcada para este sábado (26), com início às 10h (5h em Brasília), na Praça de São Pedro. A missa das Exéquias será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

A celebração ocorrerá ao ar livre, em frente à Basílica de São Pedro, como nos funerais papais anteriores, e deve reunir milhares de fiéis e diversas autoridades e chefes de Estado de todo o mundo.

Após a missa, o caixão será levado em procissão de volta ao interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, à Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento. Um grupo de pobres e pessoas em situação de vulnerabilidade — cuja presença simboliza o compromisso de Francisco com os mais necessitados — estará presente nas escadarias do local.

Na capela funerária, o mestre das celebrações apostólicas, Diego Ravelli, conduzirá uma oração em latim. Em seguida, o caixão receberá os selos do Vaticano e será depositado na tumba, com a tradicional aspersão de água benta.

Por fim, o notário do Capítulo Libérico lavrará o documento oficial do sepultamento, lido diante dos presentes e assinado pelo cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, pelo regente da Casa Pontifícia, pelo mestre das celebrações litúrgicas pontifícias e pelo próprio notário.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *