IMG-LOGO
Judiciário

Lula recebe presidente eleito do Uruguai, pupilo de Mujica, no Palácio do Planalto

- 29/11/2024 5 Visualizações 4 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, se reuniram nesta sexta-feira (29) para tratar das relações bilaterais e sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, que pode ser assinado em breve. 

Segundo Orsi, a situação das negociações com os europeus será analisada na próxima Cúpula do Mercosul, na semana que vem, em Montevidéu, capital do Uruguai.

“Somos otimistas, como Mercosul e como região, somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, disse o uruguaio em declaração à imprensa na saída da reunião, no Palácio do Planalto.

Leia também
image 2

Lula reúne Tarcísio e Nunes no Planalto para assinar financiamento de obras em SP

Foi o primeiro encontro entre Lula e Tarcísio, ex-ministro do governo Bolsonaro, desde o indiciamento do ex-presidente pela Polícia Federal (PF) no âmbito do inquérito que investiga suposta tentativa de golpe de Estado

Para Orsi, a relação entre os países sul-americanos precisa ser “mais forte do que nunca” diante de um mundo convulsionado, sob “intensas mudanças” e com “alto grau de imprevisibilidade”.

De acordo com nota da Presidência, durante o encontro, Lula se declarou feliz pelo processo democrático uruguaio e com a eleição de Orsi. O candidato da coligação de esquerda Frente Ampla venceu o segundo turno das eleições presidenciais do último domingo (24), em um resultado que marca a volta ao poder do partido liderado pelo ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, amigo pessoal de Lula.

Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do atual presidente do país, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito. “Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse. Orsi venceu o adversário de centro-direita Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado por Lacalle Pou.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *