Mais acessíveis, os carros eletrificados (100% elétrico e híbridos) têm ganhado a preferência do consumidor brasileiro. O atestado de queda de preço é recente, com modelos já abaixo de R$ 120 mil, patamar que, até um ano atrás, era inimaginável. A ABVE (associação da categoria) confirma o apetite do brasileiro por carros movidos a bateria. Em julho foram emplacados no país 7.462 veículos do tipo, um recorde de toda a série histórica que monitora a categoria, iniciada em 2012, e 138% acima das vendas registradas no mesmo mês de 2022, quando foram comercializados 3.136 veículos. Levantamento realizado pela consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB), a pedido do InfoMoney, mostra que 28 marcas ofertam carros eletrificados no país — das mais acessíveis como Caoa e Renault até as de luxo como Mercedes-Benz, BMW e Ferrari. “A democratização do segmento ainda não chegou, mas a chegada de empresas como BYD e GWM no Brasil ou a JAC, com um portfólio voltado para eletrificados, forçou uma revisão nos preços das concorrentes”, explica Milad Kalume Neto, diretor da consultoria automotiva Jato Dynamics. O levantamento também que do total de carros eletrificados comercializados no Brasil, 15 foram lançados em 2023. Outro dado que chama a atenção é a queda de preço dos veículos do gênero: 31 dos 90 modelos da lista apresentaram redução de preço de 2022 para cá. (veja mais abaixo) Entre os destaques, está o Caoa Chery iCar que passou a custar R$ 119.990 após redução de mais de 15% do preço, no começo de agosto. O Renault Kwid e-Tech, versão elétrica do hatch de pequeno porte, também apresentou queda de 3,1% e está custando R$ 139.990. O Tiggo 5 híbrido, também da Caoa, recebeu um corte de mais de 17% e está disponível a R$ 142.040. Outra marca chinesa, que entrou no país recentemente, já oferta preços competitivos: o BYD Dolphin é um hatch 100% elétrico que custa R$ 149.800. A GWM oferta o SUV Haval H6 por R$ 214 mil, lançamento de 2023 (todos os preços estão na tabela ao final desta reportagem). O levantamento também aponta que, em agosto, foi a primeira vez em que o preço de um carro eletrificado ficou abaixo da média nacional, conforme dados da Jato Dynamics. “Já é possível encontrar eletrificados partindo de R$ 119.990, enquanto a média geral para automóveis ficou em R$ 131.915”, afirma Kalume Neto. Antonio Jorge Martins, especialista no setor automotivo e coordenador da FGV, concorda que a maior competição causa uma redução de preços e traciona a popularidade do segmento, ainda muito marcado por preços elevados. Série exclusiva Renda Extra Imobiliária Descubra o passo a passo para viver de renda e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel A variação do dólar, segundo Martins, também impacta o segmento: a cotação fechou o primeiro semestre deste ano com queda de 9,27% frente ao real. “As fabricantes e importadoras desse segmento aproveitam as flutuações do dólar a seu favor e repassam pelo menos parte da queda para alguns veículos na tentativa de atrair clientela”, afirma. O coordenador da FGV reforça que a demanda por elétricos ainda vai crescer consideravelmente no Brasil com a redução gradativa dos preços do produto. O governo federal criou um programa focado em descontos para “carros populares” de até R$ 120 mil, entre junho e julho, que atendeu um público específico de renda, considerando o patamar de preço dos veículos. O próprio levantamento da KBB mostra que apenas 11 carros elétricos custam menos de R$ 200 mil, um patamar inacessível para a maioria dos brasileiros. Além disso, outros 42 modelos tiveram alta de preço. Questão da autonomiaAlém dos preços ainda altos, a baixa autonomia das baterias e a falta de infraestrutura para recarga — ainda mais em regiões distantes dos grandes centros urbanos no Brasil — seguem sendo desafios para os carros eletrificados. “O segmento está longe de ser democratizado por isso”, complementa Kalume Neto. Todo o mercado de veículos elétricos, que inclui carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, conta com cerca de 200 modelos, segundo a ABVE. E a infraestrutura de recarga tem cerca de 3.500 pontos instalados no país (dados até junho deste ano). “Ao comprar um carro eletrificado, o consumidor deve colocar na conta: a infraestrutura perto de onde mora, qual será o uso do veículo, além do preço. Se a pessoa pensa em viajar bastante com o carro, a recomendação ainda é adquirir algum modelo híbrido porque os pontos de recarga ainda são o maior gargalo”, diz Kalume Neto. O custo de manutenção é outra preocupação. “A expectativa é que a manutenção do eletrificado seja mais barata, por conter menos elementos mecânicos. Porém, o custo da bateria pode ser exorbitante, a depender do caso”. Modelos e preçosCom base no levantamento de dados da KBB, o InfoMoney compilou 90 modelos eletrificados disponíveis no Brasil em 2023. A lista considera:
Confira lista e os valores:
*A Tesla tem uma variação de valores porque não possui representação oficial no Brasil. Todo modelo é importado por empresas independentes e os custos flutuam conforme o dólar. Newsletter Infomorning Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia |
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