O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, enfrenta uma situação de caos nesta sexta-feira (29) devido ao impacto das fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde de quinta-feira (28). Desde então, 115 voos foram cancelados, de acordo com a concessionária Aena, responsável pela administração do terminal.
Apesar da normalização das operações para pousos e decolagens ainda na noite de quinta-feira, o saguão do aeroporto continua lotado nesta manhã, com filas extensas de passageiros buscando remarcar voos cancelados. Muitos passaram a noite no terminal sem informações precisas sobre seus embarques.
De acordo com a Aena, na quinta-feira, 37 partidas e 35 chegadas foram canceladas. Já nesta sexta, até o momento, foram registradas 15 partidas e 28 chegadas canceladas, totalizando 115 voos afetados. A recomendação de companhias aéreas é de que os passageiros consultem as empresas antes de se dirigirem ao aeroporto.
Alguns passageiros foram transferidos de ônibus para outros aeroportos, como o de Viracopos, em Campinas, para seguir viagem. Em nota, as companhias aéreas informaram que estão seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e oferecendo reacomodação nos próximos voos disponíveis.
A Gol relatou 18 cancelamentos e oito voos desviados para outras bases. A Latam também confirmou cancelamentos e atrasos, tanto em Congonhas quanto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, devido às condições meteorológicas. Ambas as empresas afirmaram estar prestando assistência aos passageiros impactados.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a previsão é de que o tempo instável continue durante todo o final de semana na região metropolitana de São Paulo. O mau tempo pode gerar novos impactos nos voos programados.
A Gru Airport, que administra o terminal, disse que está apurando a situação e compartilha informações, em breve.