IMG-LOGO
Economia

Mercado derrete depois de Fitch reduzir nota de crédito dos EUA

- 03/08/2023 12 Visualizações 12 Pessoas viram 0 Comentários

Ontem, os principais índices de Wall Street registraram baixa expressiva após a decisão da agência de classificação de risco Fitch Ratings de rebaixar a recomendação de crédito do governo dos Estados Unidos.

O nível foi alterado de ‘AAA’ para ‘AA+’, pensando na existência de uma provável piora fiscal nos próximos três anos, além de uma alta da dívida do governo ? a previsão para 2023, 2024 e 2025 é déficit de 6-7% do PIB.

O que é esse rating, dênius?

Pense que essas letrinhas medem a capacidade e disposição do país em honrar todas as suas obrigações financeiras com os credores.

Ele indica, basicamente, quão arriscado um investimento é. Empresas com ratings mais baixos emitirão dívidas a taxas mais altas, compensando o risco mais elevado. Se quiser aprofundar, clique aqui.

  • Em outras palavras, a Fitch sinaliza que acredita ser menos provável que o governo consiga pagar suas dívidas ? ainda que ele tenha feito um acordo de última hora recentemente.

Primeira vez em 12 anos. A última vez que a dívida dos EUA sofreu downgrade por uma grande agência de classificação foi em 2011, quando as negociações sobre o teto da dívida também foram arriscadas.

Como o mercado reagiu?

O rebaixamento da Fitch é uma nova fonte de incerteza para os investidores, que até então estavam vendo algo próximo a um ano quase perfeito.

O cenário foi de queda por todo o globo, incluindo os principais índices da Europa, Hong Kong e até marcando o pior dia do ano no Japão. Nos EUA, o S&P 500, o Dow Jones e a Nasdaq também ficaram no vermelho.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *