O Mercado Livre (MELI34) promoveu, na semana passada, seu maior evento da América Latina, o Mercado Livre Experience. No evento, que contou com mais de 14 mil participantes, a companhia apresentou novidades para o mercado, como novo programa de fidelidade, avanço de logística e as expectativas de crescimento para o segundo semestre. A visão da XP é que o período deverá ser positivo para a queridinha do e-commerce, mesmo considerando que o segmento em geral ainda faz jus a visão mais cautelosa pelo cenário macro. “Nossa leitura para as empresas de e-commerce sob nossa cobertura é que o ambiente competitivo permanece desafiador, com o Mercado Livre possivelmente reportando crescimento acima dos concorrentes no curto prazo”, apontam analistas de Varejo da XP em relatório. Novas ofertas anunciadasEntre os anúncios, está o novo programa de fidelidade, MELI+, disponível para clientes frequentes ou a partir R$ 17,99 por mês. De acordo com relatório do Citi, a iniciativa se assemelha ao “Amazon Prime”, programa de fidelidade presente na concorrente Amazon, que pelo mesmo valor mensal oferece frete grátis para compras acima R$ 29,00 e desconto em serviçso de streaming. Outro ponto destacado no evento é o crescimento da fintech Pago, que visa oferecer melhores ofertas de crédito para usuários e vendedores da plataforma. Há foco, também, na ampliação de oportunidades para sellers (como são chamados os vendedores da plataforma), através de programa de afiliados lançado. Na iniciativa, é possível que os vendedores estabeleçam parceiras com influenciadores, com taxa de comissão de 16%. Os sellers também terão à sua disposição a possibilidade de criação de cupons próprios. Oferta Exclusiva CDB 230% do CDI Invista no CDB 230% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney “Na frente de pagamentos, a empresa está claramente investindo em uma equipe de vendas dedicada a atrair pequenas e médias empresas (PMEs) que não estão na plataforma – lembre-se de que a empresa tem sido mais enfática em operar com PMEs de maior porte e diversificar fora das micro-empresas”, explica o Citi, que recomenda compra para MELI34. A XP também destacou o anúncio do Clips, uma nova ferramenta que visa aumento de visitas em anúncios em até 5 vezes através do uso de vídeos. Logística e anúncios em expansãoNa frente de logística, um dos diferenciais da empresa, o Mercado Livre comunicou a abertura de novos centros de distribuição (CDs), no Rio de Janeiro e em Recife. A iniciativa permitirá que sejam realizadas entregas no mesmo dia para as cidades, como já ocorre em São Paulo, por exemplo. A companhia também anunciou a compra de mais uma aeronave para sua frota de entregas, composta atualmente por 8 aviões. Haverá também um novo sistema de controle de estoque para os vendedores que utilizam a categoria “FULL”. Outro ponto incentivado pela companhia para os sellers é o uso das ferramentas de anúncios do Mercado Livre, considerando que, de acordo com a empresa, houve aumento de 26% nas vendas daqueles que utilizaram os “Product Ads” . A empresa apresentou o novo serviço de “Ads Advsory”, destacado pelo Citi como “principal novidade deste ano, entre os novos serviços”. O programa, que custará R$ 100 reais mensais, oferecerá sessões quinzenais para os vendedores com especialistas da MELI em Product Ads, por um período de 6 meses. O Mercado Livre teve valorização de 55,62% nos últimos 12 meses, com alta mais forte em 2023. Só no ano, o papel subiu 51,42% e fechou agosto com alta de 1,77%.
Newsletter Infomorning Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *