IMG-LOGO
Geral

Milei internacional: cidadania italiana e convite para a posse de Trump

- 14/12/2024 2 Visualizações 2 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O presidente da Argentina, Javier Milei, segue em seu projeto de reinserção internacional do país. Neste sábado (14) ele recebeu em Roma a cidadania italiana das mãos da primeira-ministra Georgia Meloni. Também foi anunciado o convite para prestigiar a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro.

Embora a informação seja de que o convite de Trump chegou de maneira informal, fontes na equipe de Milei disseram que ele já confirmou a presença. Assim, o argentino somaria Washington como outro destino de uma viagem internacional em janeiro, que já tem Davos (Suíça) e Tel Aviv e Jerusalém (Israel) confirmado.

A Bloomberg destaca que não há precedentes que um chefe de Estado seja convidado para a cerimônia de posse em frente ao Capitólio, em Washington, mas Trump já quebrou esse protocolo ao convidar o líder chinês Xi Jinping, conforme anunciado nesta semana.

Além de Milei e Xi Jinping, teriam sido convidados Giorgia Meloni e o presidente salvadorenho Nayib Bukele. Mas não há confirmação de que eles estarão na posse.

“Desprezo” aos políticos

Após a cerimônia em Roma, Milei participou do festival “Atreju”, promovido pelo partido governista Irmãos da Itália, onde discursou.

Segundo o site Notícias Argentinas, ele destacou sua gestão e lembrou que muitos acreditavam que seu governo iria durar pouco. “Contra todas as previsões de analistas e políticos profissionais, eles acreditavam que iríamos durar apenas alguns meses e que não estávamos qualificados para governar. Eles tiveram que jogar fora todos os seus manuais”, provocou.

Milei também declarou que argentinos e italianos estão unidos por uma linhagem comum e laços de sangue profundos que datam de várias gerações. “Por isso, mais do que estar entre amigos, sinto que estou com a família”, disse o presidente.

“Eu sou um economista, não sou um político. Na verdade, sempre desprezei os políticos pelos danos que causaram ao meu país”, disse. “Tenho minhas próprias receitas, que não são politicamente corretas ou tão profissionais, mas até agora funcionaram para nós”, completou.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *