Concórdia – O Ministério dos Transportes aprovou nesta semana os estudos de viabilidade para dois lotes de concessão de rodovias federais em Santa Catarina, que juntos somam 681 quilômetros de extensão. A portaria publicada representa uma etapa importante no processo de futuras concessões, embora não garanta ainda a realização da licitação, já que outras fases precisam ser concluídas. A informações foram divulgadas pela NSC.
Lote 1 ? 515,6 km
Abrange trechos importantes que passam pela região de Concórdia e seguem até a divisa com o Rio Grande do Sul. Os segmentos são:
-
BR-153: do entroncamento com a BR-282 até a divisa com o Rio Grande do Sul (Rio Uruguai);
-
BR-282: do entroncamento com a BR-470 até o entroncamento com a BR-153;
-
BR-470: do entroncamento com a rua Francisco de Paula Seara, em Navegantes, até a divisa com o Rio Grande do Sul.
Lote 3 ? 166 km
Com foco no Oeste catarinense, especialmente na região de Chapecó, o lote contempla os seguintes trechos:
-
BR-153: entre a divisa PR/SC até o entroncamento com a BR-282 (próximo a Ponte Serrada);
-
BR-282: entre o entroncamento da BR-153 (próximo a Irani) até o entroncamento com a BR-480(A)/SC-480 (próximo a Bom Jesus);
-
BR-480: do entroncamento da BR-282(B)/SC-157 (próximo a Chapecó) até o entroncamento com a Avenida Leopoldo Sander.
Já a BR-280, entre Mafra e São Francisco do Sul, segue em análise. O trecho mapeado soma 170 km, mas os estudos ainda não tiveram aprovação formal. Inicialmente, o lote incluiria também rodovias estaduais, porém a falta de acordo com o Governo de Santa Catarina para a modelagem conjunta levou à retirada dessas estradas.