IMG-LOGO
Judiciário

Ministra do Turismo ganha sobrevida e permanece no cargo após reunião com Lula no Planalto

- 13/06/2023 27 Visualizações 27 Pessoas viram 0 Comentários

Após reunião no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por manter no cargo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).

A decisão afasta, por ora, as especulações sobre uma possível troca na chefia da pasta como solução para desatar o nó da articulação política do governo no Congresso Nacional. O encontro também contou com a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

O fato de o União Brasil não ter entregado os votos esperados nas votações recentes na Câmara dos Deputados tem feito aumentar a pressão para que o Planalto tome alguma providência. O partido atualmente conta com nomes indicados em três ministérios. Além de Daniela, fazem parte do governo Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional), que apesar de ser do PDT foi uma indicação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A cúpula do União Brasil, no entanto, mantém postura de neutralidade em relação ao governo Lula e alega que a ocupação dos ministérios responde a indicações de Alcolumbre e da própria cota pessoal de Lula, como o caso de Daniela – que é esposa do prefeito Waguinho, de Belford Roxo (RJ), um dos poucos gestores municipais da Baixada Fluminense a apoiarem o petista nas eleições de 2022.

Ao mesmo tempo, Daniela não vive bom momento dentro do partido, o que acaba potencializando os problemas de diálogo entre o partido e o governo. Repetindo um rompimento já feito pelo marido, sua migração para o Republicanos deve ser concretizada em breve. Diante da troca partidária, alas do governo sustentam que, por ser um posto vinculado ao União Brasil, a mudança no titular da pasta seria natural, restando ao governo trabalhar para amenizar o desgaste causado pela situação.

Na manhã desta terça, rumores apontavam para que o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) fosse indicado pelo Planalto para o cargo, com a iminente saída de Daniela. Nome próximo ao líder da legenda, Elmar Nascimento (BA), Sabino também tem boa relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Por outro lado, é visto entre petistas como aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que provoca resistência entre alguns aliados do governo.

Atualmente a bancada do União Brasil no Congresso conta com 59 deputados federais e nove senadores. A sigla nasceu da fusão entre PSL e Democratas, e abarca desde figuras políticas que ascenderam nos últimos anos junto com o bolsonarismo até antigos caciques da centro-direita.

Conhecida no meio político como Dani do Waguinho, Daniela Carneiro foi eleita a deputada federal mais votada no Rio de Janeiro nas últimas eleições, com 213 mil votos. Ela teve sua indicação para chefiar a pasta do Turismo vista como uma escolha pessoal de Lula, após o petista fechar uma aliança com o casal ainda no segundo turno das eleições, na Baixada Fluminense, visando reduzir a vantagem de votos que Jair Bolsonaro possuía no Estado.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *