IMG-LOGO
Esportes

Musk “criou” uma nova corrida espacial? 🛰

- 20/07/2023 165 Visualizações 165 Pessoas viram 0 Comentários

Recorde no espaço. Em 2022, foram 180 lançamentos bem-sucedidos de foguetes em órbita ? o maior valor já registrado, tendo superado o ano anterior, que registrou 44.

  • Importante dizer? Uma coisa é o lançamento de um foguete, outra são os objetos que ele carrega. Cada lançamento pode levar dezenas ou centenas de satélites para o espaço, por exemplo.

Fato é que o número de expedições espaciais só cresce, como um foguete que decola sem olhar para trás. Quem lidera essa corrida são, de longe, os Estados Unidos e a China.

Até porque, desde o conflito Rússia-Ucrânia, a Europa reduziu muito seus lançamentos ? foram apenas 5 no ano passado.

?? No caso da China… As protagonistas são suas empresas estatais, com 62 foguetes enviados ao espaço no mesmo período.

?? Quando falamos dos EUA… Tem um sujeito que, se o país fosse um foguete, seria seu motor: Elon Musk.

Das 78 expedições bem-sucedidas que saíram da terra do Tio Sam em 2022, 61 foram da SpaceX. É um lançamento a cada seis dias, em média. O gráfico vai te surpreender ainda mais:

image 1

Se, em 1969, os EUA deram um fim à corrida espacial ao chegarem à Lua, hoje, Musk é um dos maiores responsáveis pela exploração espacial ? dessa vez, com foco maior no lado comercial e no futuro da civilização.

SpaceX é o nome da emoção

A empresa foi criada por Elon em 2002 para revolucionar a indústria aeroespacial e tornar a exploração espacial mais acessível e econômica.

Em 2019, criou a Starlink, sua divisão que cria uma constelação de satélites para fornecer acesso à internet de alta velocidade em áreas remotas e rurais ao redor do mundo.

Desde então, lançou diversos foguetes e terminou o último ano com 3.300 satélites em órbita. Hoje, já são mais de 4 mil? e contando. O objetivo é aumentar a conectividade global.

? Sem falar que, para a SpaceX, ainda é uma forma de gerar receita para financiar os planos mais ambiciosos da empresa, como chegar a Marte.

  • Pense que eles têm mais de 1,5 milhão de clientes assinantes, o que deve gerar uma receita na casa dos US$ 3 bilhões por ano.

E a ideia é acelerar? A projeção da empresa para este ano é de 100 lançamentos ? tanto de seus próprios satélites quanto outros tipos de expedição, como as missões que faz com a NASA.

image 2

(Foto: SpaceX | Reprodução)

O que esperar do futuro? ?

Atualmente, a SpaceX é avaliada em algo na casa dos US$ 150 bilhões. Não dava para esperar menos de um mercado tão grande.

  • Mas, ao mesmo tempo, ele está apenas começando. Existe uma série de outras apostas que devemos ver nos próximos anos, como a mineração espacial ? que já falamos aqui.

Indo além? Pense que, um dia, possivelmente, haverá resorts no espaço, onde pessoas vão passar suas férias e apreciar a vista do nosso planeta. Parece filme? Uma empresa de ex-NASAs tem esse projeto.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *