IMG-LOGO
Judiciário

Na Itália, Carla Zambelli passa mal antes de audiência que pode definir sua prisão

- 13/08/2025 4 Visualizações 4 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), considerada foragida da Justiça brasileira, protagonizou um novo capítulo de sua disputa com o Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (13).

Ao comparecer ao Tribunal de Apelações de Roma para uma audiência decisiva sobre a manutenção de sua prisão, afirmou estar passando mal e recebeu atendimento médico no local.

Leia também
image 2

Moraes confronta Cid e Marcelo Câmara em acareação sobre monitoramento de autoridades

Audiência busca esclarecer contradições em depoimentos e pode impactar estratégia de defesas no julgamento da tentativa de golpe

image 3

Bolsonaro e demais réus começam a apresentar alegações finais da tentativa de golpe

Segundo a PGR, “deles partiram as principais decisões” da trama golpista

A defesa de Zambelli insiste que problemas médicos justificam seu pedido de liberdade, enquanto a Justiça italiana analisa se ela permanecerá presa ou poderá responder ao processo em liberdade. A decisão também terá impacto no ritmo de tramitação do pedido de extradição feito pelo Brasil.

Da condenação ao “exílio”

Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ação realizada com apoio do hacker Walter Delgatti Neto.

Dias após a condenação, deixou o país e informou estar na Itália. O ministro Alexandre de Moraes expediu mandado de prisão preventiva, e a parlamentar foi detida em território italiano no fim de julho.

Mesmo foragida, Zambelli mantém presença digital ativa. Desde junho, utiliza um perfil alternativo no Instagram para publicar críticas ao STF e ao governo federal. Em um vídeo recente, associou o aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao que chamou de “Taxa Moraes”, acusando o ministro de agir como “ditador”.

Atuação política à distância

Além de atacar adversários, Zambelli tem usado as redes para reforçar laços com aliados políticos. Em publicações, elogiou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e agradeceu o apoio do líder do PL, Sóstenes Cavalcante. Também demonstra confiança no processo em curso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que decidirá sobre a perda de seu mandato.

A deputada ainda mantém presença na plataforma Substack, onde descreve sua situação como “exílio” e compartilha textos com sua mãe, Rita Zambelli, em defesa da própria narrativa.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *