 Investigadores federais disseram nesta terça-feira (14) que o navio de carga Dali sofreu falta de energia elétrica várias vezes, inclusive um dia antes de se chocar contra a ponte Francis Scott Key em 26 de março, matando seis pessoas. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) disse em um relatório preliminar que, cerca de 10 horas antes de deixar Baltimore, o Dali sofreu um apagão durante a manutenção no porto, pouco antes do acidente. O conselho disse que o navio de carga teve outras interrupções, inclusive minutos antes do acidente, quando disjuntores elétricos dispararam inesperadamente, causando a perda de energia elétrica para toda a iluminação do navio e para a maioria dos equipamentos quando estava a 1 km da ponte. A tripulação do Dali restaurou a energia, mas outro apagão ocorreu a 300 m da ponte, o que parou as três bombas de direção. A tripulação não conseguiu mover o leme para se orientar. O relatório inclui as primeiras descobertas investigativas publicadas desde que o navio porta-contêineres Dali, totalmente carregado, fez com que a ponte rodoviária caísse no rio Patapsco. A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, deve prestar depoimento a um comitê da Câmara dos EUA na quarta-feira (15) sobre a resposta federal ao colapso. O relatório não encontrou problemas na qualidade do combustível a bordo.
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