Como vai funcionar? Seguindo a ideia das autoridades de trânsito, qualquer motorista que passar pela 60th Street ? centro comercial de NY ? vai ter que pagar um pedágio diário.
Se a nova regra for aprovada pelo governo federal, a expectativa é reduzir o número de carros em até 20%, diminuindo a poluição em Manhattan e deixando o trânsito mais seguro.
Além disso, as taxas arrecadariam cerca de US$ 1 bilhão por ano, abrindo espaço para investimento no transporte público ? o que motivaria mais pessoas a abrirem mão de seus carros no dia a dia.
O outro lado da moeda ?
A medida parece ser um enorme ?ganha ganha?, mas nem todo mundo ficou satisfeito. Alguns críticos dizem que ela prejudica os motoristas de baixa renda, além de gerar perdas para as empresas do centro que dependem de veículos comerciais.
Os moradores dos bairros externos também afirmaram que os carros vão acabar contornando os pedágios e dirigindo por outras ruas, apenas mudando o trânsito e a poluição de lugar.
Indo além dos EUA? ?
Mostrando que, dessa vez, a terra do Tio Sam não foi pioneira na ideia, a política de ?taxa de congestionamento? já funciona muito bem em lugares como Londres, Estocolmo e Cingapura.