IMG-LOGO
Economia

O fundo de investimento alemão que troca mídia por equity 📺

- 17/08/2023 185 Visualizações 184 Pessoas viram 0 Comentários

? Conheça o German Media Pool

O German Media Pool (GMPVC) é um fundo de media for equity independente ? não pertence a nenhum grupo de mídia ?, da Alemanha. Dito isso, precisamos falar sobre media for equity em si, que é uma variedade de Venture Capital?

? Modelo de negócios

Tradicionalmente, os fundos de VC dão dinheiro para as startups investirem em seu crescimento e, em troca, ficam com equity. Com isso, ganham dinheiro quando ? e se ? a startup for vendida, seja para outra empresa ou através de um IPO.

Já o GMPVC não investe dinheiro, mas, sim, espaços publicitários, que são cedidos por parceiros de mídia. O fundo, por sua vez, repassa esse espaço para startups em troca de um percentual delas.

Então, quando a startup é vendida, o fundo alemão recebe o valor correspondente à sua participação ? e repassa uma parte para os parceiros de mídia. Pra facilitar:

image 1

(Imagem: the bizness)

Note que o único investidor das startups é o German Media Pool, que junta diversos espaços de mídia de diferentes parceiros e cria uma combinação ideal para cada negócio e suas necessidades.

Para isso, o GMPVC conta com +50 parceiros que cobrem diferentes tipos de mídia ? televisão, mídia impressa, rádio e out of home (veiculações em ambiente urbano, como outdoors). Só faltou newsletters. risos.

  • Como resultado disso, os parceiros de mídia chegam a multiplicar em 6x o valor que deram em mídia.

Esse modelo traz skin in the game ao fundo e aos parceiros de mídia, pois eles só ganham dinheiro se a startup for vendida. Portanto, precisam que as startups deem certo.

Outra característica desse formato é que, no geral, ele funciona apenas para investir em empresas voltadas aos consumidores finais, uma vez que negócios B2B não se beneficiam tanto desse tipo de anúncio.

? Como tudo começou?

A inspiração do German Media Pool é um fundo da Suécia, chamado Aggregate Media, criado em 2002, que foi o primeiro a criar esse modelo de media for equity independente profissional.

  • O Niko, um dos fundadores do GMPVC com quem conversamos, trabalhou na IBM por 8 anos, onde foi responsável por todos os clientes de mídia que a companhia tinha na Europa.

Por conta disso, conhecia muitos grupos de mídia, principalmente da Alemanha. Foi de lá que ele tirou os primeiros parceiros. Hoje, que eles já são conhecidos, as empresas que vêm atrás deles.

? Let’s talk numbers

Para te dar uma dimensão do negócio, aqui vão alguns números do GMPVC:

image 2

(Imagem: the bizness)

? Recebeu investimentos?

O German Media Pool começou com investimento anjo de alguns amigos próximos dos fundadores, na casa dos US$ 500 mil, que foi tudo destinado para advogado e consultores fiscais ? para estruturar o modelo, fazer contratos e financiar a operação.

Pare pra pensar? O dinheiro só entra quando uma startup é vendida. Mas, até lá, você precisa de caixa para arcar com os custos da operação. Esse foi o objetivo da captação.

Outra forma de fazer o negócio parar de pé é uma taxa operacional que algumas startups pagam pela mídia. Esse valor é bem pequeno, uma vez que, por ser um negócio enxuto, os custos são relativamente baixos. É só para a conta fechar.

? Quem está por trás desse negócio?

image 3

(Imagem: German Media Pool | Facebook)

A empresa foi fundada por Niko Waesche e Aljoscha Kaplan. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles. Contando com os dois, o time é composto por seis pessoas.

? Maiores desafios

Existe um problema comum entre empresas europeias: Elas nunca terão um mercado tão grande como o dos EUA, ou outro que fale inglês.

Um grupo de mídia alemão está limitado ao mercado do país, o que dificulta a expansão. Dessa forma, trazer parceiros de outros países é um desafio. Além da Alemanha, o GMPVC conta com alguns da Bélgica e Holanda.

  • Outro desafio enfrentado pelo fundo alemão, que era muito maior quando o negócio começou, é de convencer os melhores empreendedores do modelo deles.

Afinal, por ser algo novo, era difícil fazer as pessoas acreditarem. E, para o GMPVC ter sucesso, era preciso trazer as melhores pessoas e empresas para perto, pois são essas que conseguiriam ser vendidas no futuro.

Visão do Niko

Quando o German Media Pool começou, todo mundo dizia que a TV ia acabar. Hoje, mais de 10 anos depois, as pessoas continuam dizendo isso ? mas a TV continua firme e forte.

Claro que a indústria de mídia está mudando bastante, mas milhões de pessoas ainda assistem TV, ouvem rádio e leem jornais. A forma pode mudar, mas esses canais seguem relevantes.

  • Enquanto houver gente consumindo esses canais, haverá oportunidade de anunciar neles.

Pense em um outdoor? Daqui a 50 anos, as pessoas vão continuar caminhando pelas cidades, andando de carro e vendo o que está na rua.

Por conta disso, o que Niko vê para os próximos anos é ?nada mais? do que continuar fazendo bons deals.Simple as that.

Isso não quer dizer que eles não planejam se adaptar e atacar oportunidades? Tanto que, recentemente, a empresa lançou um fundo de VC tradicional para investir dinheiro em startups em estágios mais avançados, que eles já fizeram media for equity.

Dessa forma, o fundo consegue ajudar ainda mais esses negócios que já são parceiros, aumentando o retorno que ele teria com eles.

? Para aprofundar

?? Podcast. Com os dois fundadores do GMPVC falando mais do negócio e seu mercado de atuação.

?? Coluna the biz. Já trouxemos um artigo exclusivo com Renato Mendes e Felipe Hatab ? CEO e CIO da 4Equity, fundo brasileiro de media for equity inspirado no German Media Pool.

? E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.

Uma dica do Niko para quem está começando um negócio?

INSIGHT

image 4

(Imagem: the bizness)

Para te trazer esse conteúdo, o dêbiz foi até a Alemanha ? literalmente ? para falar diretamente com o Niko, um dos fundadores, e entender melhor sobre o GMPVC.

Uma das conversas que tivemos, muito útil para quem está criando uma empresa, foi sobre as diferentes formas que um negócio pode inovar.

  • Existe várias maneiras. Seu produto e sua ideia não precisam ser totalmente inovadores.

Trazendo para o universo VC? A forma como você capta dinheiro também pode ser um jeito de inovar. Modelos como o media for equity são uma opção diferente que pode ser o diferencial de um negócio.

Pense em uma empresa que está começando e precisa restringir as despesas. É um caso em que o media for equity pode ser uma forma de reduzir os gastos com marketing e, ainda assim, fazer publicidade.

Até porque, com cada vez mais pessoas anunciando nas plataformas digitais, os custos sobem. Dessa forma, startups que focarem apenas nos canais digitais podem estar perdendo a oportunidade de impactar clientes em outros momentos do seu dia.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *