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Atualidades

O método McDonald’s de ouvir e atender o cliente 🍟

- 13/07/2023 166 Visualizações 166 Pessoas viram 0 Comentários
Abraçando uma onda de movimentos sustentáveis que vêm dominando as iniciativas do mercado, o McDonald?s criou um novo produto ? ou melhor, uma nova maneira de consumi-lo.

  • A empresa dos arcos dourados acabou de lançar uma colher feita de papel, a fim de diminuir a produção e descarte inadequado de itens de plástico.

A iniciativa dividiu a base de consumidores em dois grupos: (i) aqueles que curtiram a medida e (ii) aqueles que estão achando um absurdo ?comer sorvete com pedaços de papelão?.

Fato é que os clientes sempre vão encontrar uma maneira de reclamar.

A missão, diante dessa situação, é uma só: saber separar comentários rudes de críticas construtivas. Críticas construtivas funcionais e aplicáveis.

Aqui estão três maneiras de identificar feedbacks sinceros e valiosos dos seus clientes, utilizadas pela equipe do Méqui:

1) Fique de olho ?

Prestar atenção na maneira como os clientes interagem com o produto que você vende é uma forma clara de entender melhor suas necessidades e frustrações.

  • Para fazer imagem: Pense em uma página de checkout que está recebendo muitos acessos e cliques, mas nenhuma venda. Isso pode indicar que o preço é um problema.

Mas a resposta perfeita e absoluta jamais será lançada ao seu colo. Por isso, é interessante buscar conhecimento suficiente para entender o comportamento do usuário. Além do preço, o layout da página também era uma opção? Considerou ele?

2) Pergunte ?

Quer saber o que o seu cliente está pensando? Pergunte a ele. Tente entender o que se passa na cabeça do cliente perguntando diretamente a ele. Formulários, mensagens no direct e ligações são estratégias válidas.

A galera gosta de fazer parte. Perguntar diretamente a alguém mexe com o ego e faz a pessoa sentir que ela tem voz e é ouvida. Mas faça isso de uma maneira agradável e diferente do que já é visto por aí. Fica a dica ?

3) Engaje com personalidade ?

Enquanto muitas marcas encaram as redes sociais como um poço de negatividade ? quase que com aversão a ela ?, olhar o que as pessoas falam sobre seu negócio pelas redes pode ser útil.

Se mais de uma pessoa está falando sobre algum elemento, vale investigar.

Ao mesmo tempo, não vá com sede ao pote. Nem sempre o cliente está certo, e redobrar a atenção nunca é demais. Como dizia Henry Ford: “Se eu chegasse nas pessoas e perguntasse o que elas queriam, teriam todas falado ?cavalos mais velozes??.




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